Início » Internacional » Mulheres poderão dirigir na Arábia Saudita
DECISÃO HISTÓRICA

Mulheres poderão dirigir na Arábia Saudita

País era o único no mundo onde as mulheres ainda não podiam dirigir

Mulheres poderão dirigir na Arábia Saudita
Medida entrará em vigor a partir de junho de 2018 (Fonte: Reprodução/AFP)

O rei Salman decidiu “permitir a concessão da licença para dirigir às mulheres na Arábia Saudita”, o único país do mundo onde as mulheres ainda não podiam conduzir.

De acordo com o decreto real, o impedimento deixará de vigorar a partir de junho de 2018. Será formado um órgão ministerial para avaliar as questões necessárias para que a mudança ocorra. Na sociedade saudita, homens e mulheres ainda têm pouco contato.

A decisão foi anunciada dias após as mulheres terem sido autorizadas a ir pela primeira vez a um estádio assistir às celebrações da festa nacional.

O embaixador saudita em Washington, o príncipe Khaled bin Salman, afirmou que “nossa liderança pensa que este é o momento certo para fazer esta mudança, porque na Arábia Saudita temos atualmente uma sociedade jovem, dinâmica e aberta”.

Grupos de direitos humanos e ativistas vinham há anos fazendo campanhas em prol da revogação deste impedimento. Dezenas de mulheres já foram presas na Arábia Saudita por desafiarem a proibição. Ainda hoje as mulheres sauditas são submetidas à tutela de um homem da família para estudar, viajar ou fazer determinados procedimentos médicos.

A expectativa de líderes sauditas é de que a concessão da licença para dirigir ajude a aumentar a participação das mulheres no mercado de trabalho, impulsionando a economia.

Fontes:
O Globo - Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *