Início » Cultura » Na banheira de Hitler
Cultura

Na banheira de Hitler

Uma foto para lembrar os 70 anos da rendição da Alemanha na Segunda Guerra Mundial

Na banheira de Hitler
Foto de Lee Miller na banheira da casa de Hitler tirada por seu namorado, David Scherman (Foto: Reprodução/The LIFE Picture Collection)

Lee Miller era uma menina bonita de Poughkeepsie, Nova York, que arrumou um emprego de modelo na Vogue e acabou em Paris em meio aos surrealistas, namorando Man Ray. Ela queria ser fotógrafa, não modelo, então ele a ensinou. Eventualmente, Lee deixou Ray e tornou-se fotógrafa de moda, casando-se com um milionário egípcio, que, em seguida, deixou também. Em uma ilha grega, conheceu um poeta inglês, com quem se casaria depois da guerra e viveria em uma fazenda em Sussex, convidando seus velhos amigos Picasso e Ernst para os fins de semana.

Mas isso seria mais tarde. Na foto, o ano é 1945, e ela, uma fotojornalista viajando com o exército americano. Lee e seu namorado da época, David Scherman, trabalhavam para a revista LIFE, haviam acabado de fotografar um campo de concentração e estavam vagando por Munique. Por acaso, se depararam com o apartamento de Adolf Hitler. Ela teve uma ideia…

O cenário foi arrumado meticulosamente: Lee não podia ser fotografada nua (a foto era para a revista LIFE); então uma estatueta sugestiva foi colocada em cima da mesa. Na frente da banheira, suas botas de combate “ainda com o pó de Dachau sobre elas”, segundo Scherman. E na parte de trás, do lado esquerdo, o retrato. Foi um gesto de voodoo do tipo que seus amigos surrealistas aprovariam, uma mistura bem americana de ousadia, violência e sexo. “Uma banana pra você, Führer! Estou pelada em sua banheira com meu namorado judeu, estamos fazendo uma foto da sua foto, estamos roubando sua força de vida”.

A data é 30 de abril de 1945. Em um bunker sob Berlim, Hitler apontava uma arma para sua cabeça.

Fontes:
The Economist - Lee Miller in Hitler´s Bath Tub

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *