Início » Internacional » Não houve registro de sequestros de navios por piratas somalis em 2013
Chifre da África

Não houve registro de sequestros de navios por piratas somalis em 2013

Em 2013, foram registrados apenas nove ataques piratas na região do Chifre da África, sendo quatro nos dois últimos meses. Nenhum resultou em sequestro

Não houve registro de sequestros de navios por piratas somalis em 2013
É o quarto ano seguido de queda no número de ataques de piratas somalis no Oceano Índico (Reprodução/Quartz)

Dados da Inteligência Naval dos Estados Unidos mostram que este ano nenhum navio foi sequestrado por piratas somalis no Chifre da África.

Em todo ano de 2013, foram registrados apenas nove ataques piratas na região do Chifre da África, sendo quatro nos dois últimos meses. Nenhum dos ataques resultou em sequestro.

O levantamento é uma surpresa, já que tais ataques são frequentes na região que inspirou o filme “Capitão Phillips”, baseado no livro autobiográfico de Richard Phillips, “A Captain’s Duty”, e estrelando Tom Hanks.

É o quarto ano seguido em que houve queda no número de ataques de piratas somalis no Oceano Índico, desde o auge de 52 ataques registrado em 2009, ano em que o navio do capitão Richard Phillps foi sequestrado.

A diminuição dos ataques foi acompanhada dos seguintes fatos: aumento da presença de forças navais internacionais nas águas do Oceano Índico; intervenção militar do Quênia contra redutos do grupo terrorista somali Al-Shabab; vigilância dos donos das embarcações, que aumentaram a segurança dos navios contra ataques piratas.

Fontes:
Quartz-There Were Zero Somali Pirate Hijackings This Year
Terra-Tom Hanks sequestrado por piratas somalis no "Capitão Phillips"

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *