Início » Cultura » Napoleão Bonaparte abdica do trono e é exilado na ilha de Elba
Império Francês

Napoleão Bonaparte abdica do trono e é exilado na ilha de Elba

Em 06 de abril de 1815, enfraquecido após derrotas em importantes conflitos, o Imperador francês abdicou do trono

Napoleão Bonaparte abdica do trono e é exilado na ilha de Elba
Napoleão participou de várias guerras que levaram a conquista de territórios por toda a Europa (Reprodução/Getty Images)

Napoleão Bonaparte ocupou o maior cargo militar da França em 1799 e estabeleceu uma ditadura no país. Em 1804, proclamou-se Imperador. Durante seu império, Napoleão participou de várias guerras que levaram a conquista de territórios por toda a Europa.

Em 1812, Napoleão suspeitou que a Rússia planejava uma aliança com a Inglaterra e ordenou que o exército francês invadisse o território russo. As tropas de Napoleão foram exterminadas pela Rússia. No ano seguinte foi derrotado em Leipzig pela Sexta Coalizão, formada pela Áustria, Prússia, Reino Unido, Rússia, Suécia, Saxônia e alguns estados alemães.

Enfraquecido e sem o apoio dos países vizinhos, no dia 06 de abril de 1815, o Imperador francês abdicou do trono em favor do filho de apenas três anos, Napoleão II. Em seguida, foi enviado para um exílio na Ilha Elba.

O exílio durou apenas 10 meses. Napoleão escapou da ilha e desembarcou em Cannes. Os soldados franceses que tinham recebido ordens para prendê-lo se juntaram ao imperador, que reassumiu o comando do país após uma volta triunfal a Paris.

Fontes:
OI Educa-Napoleão abdica e é exilado na ilha de Elba

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *