Início » Vida » Ciência » Nasa testa nave que levará astronautas a Marte em 2030

Nasa testa nave que levará astronautas a Marte em 2030

Objetivo do teste é avaliar o desempenho da cápsula nas condições que ela enfrentará quando estiver tripulada

Nasa testa nave que levará astronautas a Marte em 2030
Esta é uma semana com muitos acontecimentos no que se refere à exploração espacial (Reprodução/Globo)

A Nasa lançará nesta quinta-feira, 4, o primeiro voo teste não tripulado de sua nova capsula Órion, que tem como objetivo enviar astronautas a Marte no ano de 2030. A capsula também servirá para levar astronautas para explorar um asteroide na próxima década que será capturado e levado para a órbita da Lua.

Leia mais: Pela 1ª vez, uma sonda espacial pousa na superfície de um cometa
Leia mais: O despertar da sonda Rosetta

A Órion se parece muito com a sonda construída para a missão Apollo, que levou homens à Lua na década de 1960 e 1970. Mas a nova nave é muito mais avançada em termos tecnológicos e de segurança. Longos testes foram feitos na Terra para que o voo teste  avalie seu desempenho nas condições que enfrentará quando estiver tripulada. Mas, para chegar a Marte, a Nasa precisa ainda concluir o foguete lançador de alta capacidade.

Agenda lotada para agências espaciais em todo mundo

Esta é uma semana com muitos acontecimentos no que se refere à exploração espacial. A agência japonesa Jaxa enviou a sonda Hayabusa-2 para uma viagem de seis anos para estudar o asteroide 1999 JU3 e trazer à Terra amostras dessa rocha espacial en 2020. No próximo sábado a Nasa também irá despertar a sonda New Horizons, que foi lançada em 2006 e no ano seguinte posta em hibernação. A sonda está indo em direção ao planeta-anão Plutão. Esta é uma experiência semelhante a que foi realizada pela Agência Espacial Europeia (ESA) recentemente com as sondas Rosetta-Philae que forma enviadas ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimente.

No domingo, Brasil e China planejam lançar o satélite de observação da Terra CBERS-4. Este é o último satélite dentro do acordo de cooperação espacial dos dois países e será lançado quase um ano depois da perda de seu antecessor CBRS-3. O satélite foi perdido por uma falha no foguete chinês Longa Marcha-4B.

Fontes:
O Globo - Nasa faz hoje teste com nave que pretende enviar astronautas a Marte

1 Opinião

  1. Ludwig Von Drake disse:

    Há quem questione esses investimentos na corrida espacial. Penso que o maior proveito para os países que investem nisso, é aprender a gerenciar projetos de longo prazo, uma coisa que no Brasil, estamos muito longe de conseguir.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *