Início » Internacional » Nasce Bertrand Russell
Filósofo e Matemático

Nasce Bertrand Russell

Em 18 de maio de 1872, nasceu o filósofo e matemático Bertrand Russell que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1950

Nasce Bertrand Russell
Bertrand Russell dedicou-se ao ativismo político durante a Primeira Guerra Mundial (Reprodução/Wikipedia)

De família aristocrática, Bertrand Russell nasceu no País de Gales no dia 18 de maio de 1872. Com 18 anos, Russell ingressou na Universidade de Cambridge para estudar filosofia e lógica. Dedicando-se ao estudo também de matemática, passou a publicar seus ensaios em revistas especializadas.

Em 1910, publicou o primeiro volume da sua célebre obra “Principia Mathematica”. Russell ficou conhecido como um dos maiores lógicos do século XX e um dos fundadores da filosofia analítica.

Pacifista, Russell dedicou-se ao ativismo político durante a Primeira Guerra Mundial. Em consequência do seu posicionamento político, foi condenado a prisão por cinco meses, tempo que dedicou para escrever “Introdução à Filosofia Matemática”. Após o fim da guerra, viajou para a Rússia e depois seguiu para Pequim, onde ministrou várias palestras.

Bertrand Russell escreveu dezenas de livros populares de ética, física e filosofia e centenas de artigos em jornais. Mudou-se para os Estados Unidos, em 1939, para lecionar na Universidade da Califórnia e, logo em seguida, foi convidado para trabalhar como professor no City College, de Nova York, mas sua nomeação foi anulada sob alegações de improbidade moral. Em 1944, Russell retornou a Inglaterra.

O matemático e filósofo ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1950. No fim da década de 50, iniciou uma campanha pelo desarmamento nuclear e, em 1962, atuou na crise dos mísseis em Cuba. Entre os anos 1967 e 1969, escreveu sua autobiografia em três volumes. Em 1970, Russell morreu com quase cem anos enfraquecido por uma gripe.

Fontes:
InfoEscola-Bertrand Russel
Uol Educação-Bertrand Russell

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *