Início » Cultura » Nasce Nicolau Maquiavel
Nesta Data

Nasce Nicolau Maquiavel

No dia 3 de maio de 1469, nasce Nicolau Maquiavel, pensador político italiano autor de 'O Príncipe'

Nasce Nicolau Maquiavel
Maquiavel começou sua carreira política no governo da república de Florença (Foto: Reprodução/Internet)

O termo ‘maquiavélico’ é ligado a pessoas inescrupulosas que fazem de tudo para alcançar seus objetivos. A palavra é referência ao nome de Nicolau Maquiavel, um político e estudioso italiano que nasceu no dia 3 de maio de 1469.

A mais famosa obra de Maquiavel foi “O Príncipe” e foi por ela que nasceu o adjetivo. Em seu texto, Maquiavel inovou no estudo político ao tratar a ética como um item separado, abandonando a antiga concepção de política.

Nascido em Florença em uma família decadente e antiga da Itália, Maquiavel recebeu educação clássica. Seu primeiro trabalho com política foi no governo da República de Florença. Fez visitas diplomáticas à França e à Alemanha.

Foi exilado de seu país em 1513, quando a família Médici retornou ao poder. Nos oito anos que se seguiram, praticamente concluiu a sua mais famosa obra, publicada apenas 19 anos depois.

Voltou a Florença em 1520, quando conseguiu resolver suas diferenças com Lourenço de Médici, tornando-se historiador oficial da cidade-estado. Desenvolveu outras obras literárias e teatrais que não se relacionavam com seu pensamento político. Maquiavel morreu no dia 21 de junho de 1527.

Fontes:
UOL-Nicolau Maquiavel

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. Marcelo de Montalvão disse:

    Autor de “Inteligência & Indústria – Espionagem e Contraespionagem Corporativa”, Marcelo de Montalvão, fala de Nicolò di Bernardo dei Machiavelli, o maior Espião da História, diretamente de Sant´Andrea in Percusina, província de Firenze, local onde ele se refugiu e escreveu “De Principatibus” (Do Principado), atualmente conhecido como “O Príncipe”.

    https://www.youtube.com/watch?v=9tnQzpYIuMI&t=25s

  2. Rogerio Faria disse:

    “Um povo corrompido que atinge a liberdade tem maior dificuldade em mantê-la.”

    Maquiavel

  3. Hugo Leonardo Filho disse:

    Os petistas que lêem gostam muito de Gramsci e Maquiavel, mas entendem tudo errado. O autor de “O príncipe” não era “maquiavélico”, apenas mostrou como o Estado funciona.

  4. DJALMA BENTES disse:

    E o PT que gosta tanto de editar livros pelas suas gráficas……bem que poderia fazer uma edição de ‘ O Príncipe ‘ e distribuir entre a petralhada toda.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *