Início » Cultura » Nasce o compositor russo Nikolay Rimsky-Korsakov
Ópera Russa

Nasce o compositor russo Nikolay Rimsky-Korsakov

Em 18 de março de 1844, nasceu um dos compositores mais influentes da escola nacionalista romântica

Nasce o compositor russo Nikolay Rimsky-Korsakov
A estreia da primeira sinfonia de Nikolay Rimsky-Korsakov foi um grande sucesso (Reprodução/Internet)

Nikolay Rimsky-Korsakov foi um dos compositores mais influentes da escola nacionalista romântica. Ele foi responsável por recuperar a cultura tradicional russa e revolucionar a orquestração musical. Nikolay nasceu no dia 18 de março de 1844 em Tikhvin, na Rússia.

Desde pequeno, Nikolay teve contato com a música por meio de danças populares e, aos seis anos, aprendeu a tocar piano. Porém, seu sonho era ser oficial da Marinha, por isso, no início da adolescência, mudou-se para estudar na Escola Naval de São Petersburgo. Na então capital do Império Russo, começou a frequentar óperas e concertos sinfônicos.

Depois uma viagem de três anos com a Marinha, Nikolay retornou à Rússia, em 1865, e terminou a composição de sua primeira sinfonia – a primeira criada por um russo. Muitas das paisagens que o compositor viu durante esse período fora serviram de inspiração para suas composições. A estreia foi um grande sucesso.

Em 1972, casou-se com a pianista Nadezhda Purgold, que foi responsável por fazer alguns de seus arranjos de piano. Eles tiveram seis filhos. No início do século XX, Nikolay já era o compositor mais conhecido na Rússia czarista. Em 1908, aos 64 anos, o compositor morreu vítima de problemas no coração.

Escute abaixo uma das composições de Nikolay Rimsky-Korsakov:

Fontes:
Folha Online-Ícone russo nacionaliza estilo de óperas

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *