Início » Cultura » Nasce Victor Hugo, escritor e líder do romantismo na França
Victor Hugo

Nasce Victor Hugo, escritor e líder do romantismo na França

Poeta, romancista e dramaturgo, Victor Hugo escreveu 'Os Miseráveis' e 'Notre Dame de Paris', mundialmente conhecido como 'O Corcunda de Notre Dame'

Nasce Victor Hugo, escritor e líder do romantismo na França
Victor Hugo é um dos grandes nomes da literatura francesa (Reprodução/Internet)

Victor Hugo é um dos grandes nomes da literatura francesa. Poeta, romancista e dramaturgo, Victor Hugo escreveu “Os Miseráveis” e “Notre Dame de Paris”, mundialmente conhecido como “O Corcunda de Notre Dame”. Nascido no dia 26 de fevereiro de 1802 em Besançon na França, o escritor passou a infância em Paris.

Em 1819 ganhou o concurso da Académie des Jeux Floraux, instituição literária francesa fundada no século 14. E no mesmo ano publicou, com seus irmãos, a revista “Le Conservateur Littéraire”. Aos 20 anos, Victor Hugo casou-se com Adèle Foucher, sua amiga de infância. O casal teve cinco filhos.

Junto com alguns escritores, Victor Hugo criou um grupo de jovens autores que deu origem ao romantismo. Em 1827, o prefácio de sua peça de teatro “Cromweel” anunciou sua vontade de romper com as regras clássicas e o projetou como líder do movimento romântico na França. Três anos mais tarde, o lançamento da peça “Hernani” concretizou o rompimento com os valores clássicos.

Em 1841, Victor Hugo foi eleito membro da Academia Francesa. Após a morte de sua filha Léopoldina, o escritor começou uma carreira política. Foi eleito deputado na Segunda República, em 1848 e, depois do Golpe de Estado de Luís Napoleão, foi para o exílio na Bélgica em 1951 e, em seguida, para as ilhas de Jersey e Guernesey.

Com a proclamação da República em 1870, Hugo retornou a Paris e foi eleito para a Assembléia Nacional. Em 1876, foi eleito senador. Suas ações no nível político e social ficaram marcadas pela luta contra a pena de morte, pelo direito das mulheres e pelas denúncias de abusos do clero. Aos 83 anos, Victor Hugo morreu de problemas pulmonares. Seu corpo foi velado no Arco do Triunfo, em Paris e enterrado no Panthéon. Uma multidão de dois milhões de pessoas acompanhou o cortejo.

Fontes:
Linternaute-Victor Hugo
Maisons Victor Hugo-Biographie de Victor Hugo

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *