Início » Internacional » Negociações de paz na Síria estão congeladas
GUERRA NA SÍRIA

Negociações de paz na Síria estão congeladas

Rebeldes anunciaram o congelamento das negociações até que o governo Assad e seus aliados parem de violar o cessar-fogo

Negociações de paz na Síria estão congeladas
Resgate na Síria (Foto: Syria Civil Defense)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Mais uma tentativa de cessar-fogo na Síria parece estar chegando ao fim. O cessar-fogo mediado pela Rússia e pela Turquia na semana passada não está sendo cumprido pelo governo, segundo os rebeldes. Por isso, eles anunciaram que vão congelar qualquer negociação de paz até que o governo de Bashar al-Assad e seus aliados, apoiados pelo Irã, parem com as violações da trégua.

Os diálogos de paz estão acontecendo em Astana, capital do Cazaquistão. As negociações são organizadas pela Rússia, que é aliada de Assad, e pela Turquia, que apoia os rebeldes.

De acordo com a ONG Observatório Sírio para os Direitos Humanos, os confrontos estavam acontecendo em Wadi Barada, nos arredores da capital síria, Damasco.

Segundo o diretor da ONG, Rami Abdelrahman, tropas do regime e seus aliados entraram em conflito com rebeldes da Jabhat Fateh al-Sham (ex-frente al-Nusra, antigo braço da al-Qaeda na Síria), e realizaram bombardeio aéreos e ataques na região. Apesar de não ter sido confirmada nenhuma morte nestas operações, pelo menos quatro civis e nove rebeldes já morreram desde o começo do cessar-fogo.

“Pedimos aos apoiadores do cessar-fogo que assumam sua responsabilidade e pressionem o regime e as milícias para que interrompam sua clara violação do acordo”, diz uma nota lançada pelo Exército Livre da Síria. “Caso contrário convocaremos todas as facções militares que atuam na Síria para reverter o acordo e colocar em ação as frentes de defesa do povo de Wadi Barada”.

Fontes:
O Globo-Grupos rebeldes congelam negociações de paz na Síria
Agência Brasil-Grupos rebeldes suspendem cessar-fogo na Síria

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *