Início » Internacional » Negociações nucleares com Irã acabam sem acordo
Programa nuclear

Negociações nucleares com Irã acabam sem acordo

As discussões serão retomadas no dia 20 de novembro

Negociações nucleares com Irã acabam sem acordo
Irã e potências mundiais não chegaram a um acordo (Fonte: Reprodução/A Bola)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Os dois dias de negociações em Genebra — o contato de alto nível mais direto e prolongado entre os EUA e o Irã em mais de três décadas — terminaram neste domingo, 10, sem acordo em relação ao polêmico programa nuclear iraniano.

Diplomatas informaram que não conseguiram chegar a um acordo que resultasse na suspensão de peças-chave do programa nuclear do Irã em troca de um modesto alívio de sanções econômicas impostas ao regime de Teerã. As negociações, no entanto, serão retomadas no dia 20 de novembro.

Em entrevista a jornalistas, o secretário de Estado dos EUA, John F. Kerry, disse que as negociações entre o Irã e os seis poderes mundiais (EUA, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Rússia e China) foram “muito produtivas” e que todos os lados estão determinados a continuar os esforços. Kerry afirmou ainda que foram feitos “progressos significativos”.

Questões técnicas e desentendimentos entre a França e outros membros do bloco dos seis poderes mundiais paralisaram as negociações. A França teria sugerido que a proposta em discussão não neutralizaria suficientemente a ameaça de uma bomba nuclear iraniana.

A chefe da política externa da União Europeia, Catherine Ashto, ressaltou que foi feito muito “progresso concreto, mas algumas diferenças permanecem”.

Fontes:
The Washington Post - Iranian nuclear talks end without a deal

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *