Início » Internacional » Nelson Mandela é condenado a prisão perpétua
NESTA DATA

Nelson Mandela é condenado a prisão perpétua

No dia 12 de junho de 1964, Nelson Mandela foi condenado e preso por viver na ilegalidade, durante sua luta contra o 'apartheid'

Nelson Mandela é condenado a prisão perpétua
Mandela foi condenado à prisão perpétua em 12 de junho de 1964. O juiz aplicou a pena mínima como forma de clemência (Foto: Reprodução/Internet)

Nelson Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul e ficou famoso por combater o regime de segregação racial chamado apartheid. Mandela foi preso no dia 12 de junho de 1964, após passar mais de três anos vivendo na clandestinidade por presidir o então proibido Congresso Nacional Africano (CNA).

A lei de segregação racial na África do Sul foi oficializada em 1948, após a ascensão do Partido Nacional ao poder. O apartheid impedia que negros tivessem posses, participação política e acesso às profissões mais qualificadas. Eles também tinham áreas designadas para ocupar em transportes públicos e zonas comuns. As zonas residenciais também eram separadas dos brancos.

O CNA era a forma de resistência pacífica dos negros no país. A partir dos anos 50, os negros passaram a adotar a desobediência civil, tática que ficou famosa ao ser adotada por Ghandi na luta pela independência da Índia. Em 1960, o CNA foi declarado ilegal pelo governo e seus líderes foram presos, entre eles Mandela.

Mandela foi condenado à prisão perpétua, o que foi considerado uma forma de clemência, já que era esperada a pena de morte. Ele passou 28 anos na prisão até ser libertado no dia 11 de fevereiro de 1990, quando o país já caminhava para o fim do regime.

“Estou feliz e, ao mesmo tempo, profundamente triste em poder voltar a Soweto. O que me entristece é ver que vocês continuam sofrendo sob o sistema desumano do apartheid”, foram as primeiras palavras de Mandela ao sair da prisão.

Fontes:
Deutsche Welle-1964: Nelson Mandela condenado à prisão perpétua

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. ARAO disse:

    Nelson Mandela fez seu papel na Africa do Sul e deu uma grande lição para a humanidade. Resta agora para os sul africanos e suas lideranças fazer o que o nosso saudoso e querido pai Presidente Samora Machel dizia A LUTA CONTINUA. Continua para trazer a justiça social, combater a corrupção, um vírus que afecta os lideres dos países do sul, sejam eles de Africa ou America Latina, ate na Asia.
    “Estou feliz e, ao mesmo tempo, profundamente triste em poder voltar a Soweto. O que me entristece é ver que vocês continuam sofrendo sob o sistema desumano do apartheid”,foram as primeiras palavras de Mandela ao sair da prisão.
    Esta situação ainda prevalece na Africa do Sul, não nos moldes radicais do Apartheid, mas de facto ainda ha uma grande assimetria e separação entre os brancos e negros ou os poucos que se beneficiam das benesses que o sistema neo-apartheid conquistou em detrimento da maioria. Hoje tem os bairros chamados LOCATIONS habitados por negros e maioria em condição de pobres.

  2. Vitafer disse:

    Grande homem o Mandela. Poderia servir de modelo para os políticos brasileiros.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *