Início » Internacional » Nelson Mandela é eleito presidente da África do Sul
NESTA DATA

Nelson Mandela é eleito presidente da África do Sul

Em 27 de abril de 1994, Nelson Mandela é eleito o 1º presidente negro da África do Sul, assumindo o poder em 10 de maio daquele ano

Nelson Mandela é eleito presidente da África do Sul
Mandela passou 27 anos preso antes de conseguir acabar com o apartheid da África do Sul (Foto: Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Nelson Mandela liderou a luta pelo fim do regime segregacionista do apartheid na África do Sul. Graças a sua batalha, tornou-se um dos símbolos mundiais da igualdade e da defesa das causas humanitárias. No dia 27 de abril de 1994, ele se tornou o primeiro presidente negro a ser eleito em seu país.

Nascido em 18 de julho de 1918, Mandela foi criado numa família que fazia parte da antiga aristocracia sul-africana. Apesar de ter suas posses tomadas pelo governo britânico, eles conseguiam se sustentar com relativa tranquilidade. Ao passar por momentos de dificuldade, sua mãe o deixou sob os cuidados de uma parente.

Mandela pôde estudar e teve sua educação baseada nos valores locais e nos europeus. Na Universidade se aproximou de outros ativistas que lutavam contra o apartheid e que faziam parte do Congresso Nacional Africano (CNA). Mudou-se para Johanesburgo para fugir de um casamento arranjado e lá se aprofundou nas lutas sociais.

Na década de 1950, Mandela e seus aliados organizaram uma grande manifestação de obediência civil contra a segregação racial imposta pelo governo. Pouco depois foi elaborada a Carta da Liberdade, onde a população negra manifestava sua indignação contra os governantes.

Em 1960, após manifestantes desarmados serem assassinados pelas forças armadas durante um protesto, Mandela iniciou o processo para fundar um braço armado do CNA, o “Lança da Nação”. Dois anos depois, o governo conseguiu prender Mandela. Foi condenado à prisão perpétua um uma ilha penitenciária a três quilômetros da Cidade do Cabo. Lá ficou por 28 anos.

Após novos movimentos de luta contra o apartheid e a pressão internacional pela libertação do de Mandela, o governo decidiu soltá-lo em 1990. Fora da prisão ele conduziu o fim do apartheid em 1992.

Recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1993 por sua luta contra a discriminação. Em 1994, foram realizadas as primeiras eleições multirraciais da África do Sul e Mandela foi declarado vencedor do pleito em 27 de abril. Em 10 de maio ele assumiu o governo, onde ficou até o fim de seu mandato, em 1999. Nelson Mandela faleceu no dia 5 de dezembro de 2013 em decorrência de uma infecção pulmonar.

Fontes:
BrasilEscola-Nelson Mandela

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Almanakut Brasil disse:

    Tanto esse, quanto o Lelé, o Filho da Polônia, tiveram apenas um mandato, fizeram o que puderam e passaram a bola para frente.

    Aí, tem canalhas que querem mais de dois mandatos, que tentam se colocar no mesmo nível deles.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *