Prezados leitores,
o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.
Equipes de resgate do Nepal seguem com as buscas por corpos e sobreviventes do ciclone Hudhud, que atingiu o país no último domingo, 12. As chuvas intensas e tempestades de neve causadas pela passagem do ciclone mataram pelo menos 27 pessoas e deixaram mais de 80 desaparecidos. Segundo as equipes de resgate, o número de desaparecidos varia entre 85 e 100.
Já foram encontrados 17 corpos na última quarta-feira, 15, nos distritos de Mustang e Manang e outros sete nesta quinta-feira, 16, após a retomada das buscas. Cerca de 140 sobreviventes já foram resgatados. A maioria das mortes, incluindo alpinistas estrangeiros, ocorreu quando uma nevasca atingiu um ponto no circuito Annapurna — a décima montanha mais alta do mundo.
Até o momento, foram identificados os corpos de quatro canadenses, dois israelenses, um alemão, um polonês, um indiano, um vietnamita e 11 nepaleses.
O ciclone passou pelo país em plena temporada de férias. Milhares de pessoas visitam a região todos os anos, em outubro, a época mais favorável para fazer trilha. Em abril deste ano, uma avalanche matou 16 pessoas no Monte Everest e provocou o fechamento de todo o acesso ao pico mais alto do mundo, numa decisão sem precedentes.
Fontes:
O Globo-Equipes buscam mais de 80 desaparecidos após tempestade de neve no Nepal