Início » Economia » Nigéria tem a chance de mudar
Futuro promissor

Nigéria tem a chance de mudar

Com um passado permeado de erros e corrupção, a Nigéria tem agora a chance de mudar e se tornar a maior potência africana

Há 55 anos, a Nigéria conquistou sua independência e deixou de ser uma colônia britânica. Na época, o país parecia ter tudo para se tornar a nova potência do continente africano: as melhores universidades; a maior população; e uma abundante reserva de recursos naturais e petróleo.

Essa esperança se dissipou em 1966, quando o governo do país sofreu o primeiro de muitos golpes, sendo fragmentado pela guerra civil no ano seguinte. A corrupção se alastrou, corroendo instituições e impedindo o governo de fornecer até mesmo bens de necessidade básica.

Nas eleições presidenciais de janeiro deste ano, a expectativa era de mais um pleito manipulado que daria outro mandato a Goodluck Jonathan, um presidente de singular ineficácia.

Porém, a Nigéria surpreendeu a todos ao eleger o candidato de oposição Muhammadu Buhari. A eleição do novo presidente deu à Nigéria a chance para mudar. Apesar do passado militar, com violações aos direitos humanos, o renascimento de Buhari como um líder democrático parece genuíno.

Buhari afirmou que vai combater a corrupção sem nenhuma misericórdia. E o anúncio foi levado a sério. Antes de sua posse, em março deste ano, muitos membros do governo começaram a negociar a devolução de dinheiro público em troca de anistia.

Além disso, a classe média da Nigéria está crescendo rapidamente e a economia do país cresceu, em média, 7% ao ano na década passada. Esse cenário dá à nova geração de nigerianos a chance de ter uma vida honesta. Prova disso é que, em vez de buscar empregos no governo para desviar dinheiro para seus familiares, muitos jovens estão buscando abrir seus próprios negócios.

A tecnologia e as redes sociais também têm um importante papel nessa transição, ajudando o país a se tornar mais transparente. Policiais que achacam motoristas, por exemplo, agora podem ser filmados e ter o vídeo postado no YouTube.

A Nigéria é importante porque é o país africano com o maior potencial de crescimento. Se falhar nessa chance, levará consigo dezenas de países vizinhos. Mas, se o governo de Buhari for bem sucedido, poderá tornar o país no motor propulsor da África e fazer da Nigéria uma inspiração para os países que desejam se livrar das garras de governos predatórios.

Fontes:
The Economist-Nigeria’s moment

1 Opinião

  1. Joma Bastos disse:

    Há que acabar com os extremistas do Boko Haram, para que a Nigéria se possa desenvolver socialmente.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *