Início » Internacional » Ninguém é ‘totalmente inocente’ em racismo, diz Obama
TENSÃO RACIAL

Ninguém é ‘totalmente inocente’ em racismo, diz Obama

Em discurso durante o funeral de policiais em Dallas, o presidente norte-americano também citou estudos que comprovam a discriminação

Ninguém é ‘totalmente inocente’ em racismo, diz Obama
'Se você é negro, tem mais possibilidade de se parado, revistado ou preso', disse Obama (Fonte: Reprodução/AFP)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Em discurso nesta terça-feira, 12, durante o funeral de cinco policiais brancos mortos em Dallas na semana passada, o presidente dos EUA, Barack Obama, exaltou o trabalho da polícia, mas também criticou o tratamento injusto recebido por negros no sistema judiciário, desde a polícia até os tribunais.

Leia também: Até quando os negros serão alvo da polícia?

De acordo com Obama, ninguém está totalmente imune ao racismo, “nenhum de nós é totalmente inocente. Nenhuma instituição está totalmente imune, e isso inclui a polícia. Sabemos disso. Negros de todo o país mostram um desespero crescente com o tratamento desigual”.

O presidente norte-americano também citou estudos que comprovam a discriminação, ressaltando ainda que, “se você é negro, tem mais possibilidade de se parado, revistado ou preso. Ou mais possibilidades de ter penas maiores ou a pena de morte pelo mesmo crime”.

Os EUA enfrentam um período de grande tensão racial. Na semana passada dois jovens negros foram mortos por policiais brancos em dias diferentes. As ações foram filmadas e sugerem abuso dos policiais, o que desencadeou uma série de protestos no país.

Em um destes protestos, os cinco policiais mortos em Dallas foram alvejados por um atirador, que foi encurralado e morto pela polícia.

Fontes:
Folha de S.Paulo - Ninguém é 100% inocente em racismo, diz Obama em funeral de policiais

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *