Início » Internacional » Nível do Rio Sena atinge 5,84 metros
FRANÇA

Nível do Rio Sena atinge 5,84 metros

Segundo a polícia de Paris, cerca de 1.500 pessoas tiveram de ser retiradas de suas casas por conta da cheia

Nível do Rio Sena atinge 5,84 metros
Tempo mais favorável é esperado para esta semana, mas enchente ainda deve durar (Foto: Twitter/@Norihouse)

O nível do Rio Sena, em Paris, atingiu 5,84 metros na manhã desta segunda-feira, 29. O nível é mais de quatro metros acima do nível normal do rio e vem causando transtornos para a população parisiense.

Segundo a polícia, cerca de 1.500 pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas por conta da cheia, que é fruto de fortes chuvas. Além disso, um número similar de residências está sem energia elétrica.

O Sena não atinge o recorde de 6,1 metros de 2016, nem o temido 8,62 metros de 1910, mas o Louvre, o museu mais visitado do mundo, se manteve em alerta junto com o Musée d´Orsay e o Musée de l’Orangerie.

Desde 1910, uma estátua de um soldado da Guerra da Crimeia guarda o rio na Ponte da Alma. Neste final de semana, as águas barrentas chegaram até suas coxas. A polícia ressaltou que tomar banho ou andar de canoa no rio nestas condições é “proibido e extremamente perigoso”.

Um tempo mais favorável é esperado nesta semana, mas as autoridades e os meteorologistas dizem que vai ser um processo demorado até que o nível de água comece a descer. “Voltar completamente à normalidade vai levar semanas”, disse o diretor do Serviço de Meio Ambiente na região (DRIEE), Jérôme Goellner.

Este período de dezembro-janeiro é, agora, o terceiro maior no recorde do nível de água desde que os dados começaram a ser coletados, em 1900, segundo o serviço meteorológico da França. A linha de trem RER C não vai funcionar até pelo menos o dia 5 de fevereiro, e algumas estradas próximas ao Sena estão fechadas. No Centro da cidade, o Sena desemboca num canal profundo, limitando o potencial de enchente. Mesmo assim áreas como Villeneuve-Saint-Georges ficaram alagadas.

Fontes:
The Guardian- Swollen Seine peaks in Paris
G1-Cheia do rio Sena continua e afeta turismo em Paris; 1.500 são retirados de casa

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *