Início » Vida » Ciência » Nobel de Física vai para teóricos da partícula de Higgs
Ciência

Nobel de Física vai para teóricos da partícula de Higgs

O prêmio foi oferecido a François Englert e Peter Higgs por seus trabalhos teóricos sobre como as partículas adquirem massa, propostos separadamente em 1964

Nobel de Física vai para teóricos da partícula de Higgs
Físicos François Englert e Peter Higgs (Reprodução / G1)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O belga François Englert, 80, e o britânico Peter Higgs, 84, ganharam o Prêmio Nobel de Física 2013, como foi anunciado nesta terça-feira, 8, a instituição, em Estocolmo, na Suécia. O prêmio foi oferecido , por seus trabalhos teóricos sobre como as partículas adquirem massa, propostos separadamente em 1964, nas Universidades de Bruxelas e edimburgo, respectivamente.

A Academia Real de Ciências da Suécia, que confere o prêmio, afirmou que escolheu os físicos pela “descoberta teórica de um mecanismo que contribui para nossa compreensão da origem da massa de partículas subatômicas, que recentemente foi confirmado por meio da descoberta da partícula fundamental prevista pelos experimentos Atlas e CMS no Grande Colisor de Hádrons do Cern (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares)”, situado na Suíça. A referida partícula ficou conhecida como o “bóson de Higgs” ou, ainda, “partícula de Deus”.

Os dois cientistas eram favoritos para ganhar o prêmio de 8 milhões de coroas suecas (US$ 1,25 milhão de dólares). A dupla, separadamente, previu a existência da partícula – fundamental para explicar porque a matéria tem massa elementar – há quase 50 anos.

Fontes:
G1 - François Englert e Peter Higgs ganham Nobel de Física de 2013

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *