Início » Internacional » Norte-americanos serão proibidos de adotar crianças russas
Nova lei

Norte-americanos serão proibidos de adotar crianças russas

Falta apenas a promulgação da Lei Dima Iákovlev por Vladimir Putin para a norma entrar em vigor

Norte-americanos serão proibidos de adotar crianças russas
Crianças russas (Fonte: Reprodução/DPA)

Uma polêmica lei aprovada nesta quarta-feira, 26, pelo Senado da Rússia proíbe cidadãos norte-americanos de adotarem crianças russas.

A nova lei russa, chamada Dima Iákovlev, seria uma resposta à Lei Magnítski dos EUA, que proibiu recentemente a entrada no país de funcionários russos envolvidos em crimes contra os direitos humanos. Tal lei foi motivada pela morte, em 2009, do jurista russo Serguêi Magnítski, que foi detido na Rússia após ter acusado autoridades de fraude fiscal e evasão de divisas. De acordo com a mãe de Magnítski, o jurista morreu devido a maus tratos e falta de assistência sofridos na prisão.

Agora falta apenas a promulgação da Lei Dima Iákovlev por Vladimir Putin para a norma entrar em vigor, o que deve acontecer a partir de janeiro, uma vez que o presidente russo já manifestou apoio informal à medida.

‘Lista negra’

O nome da nova lei foi inspirado no de um bebê russo que morreu nos EUA depois de ter sido deixado em um carro fechado durante nove horas um ano após ser adotado.

Além de proibir a adoção de crianças russas, a polêmica norma também proíbe norte-americanos de dirigirem Ongs na Rússia. Também está prevista a elaboração de uma “lista negra” com os nomes de “pessoas que cometam ou participem de crimes contra cidadãos da Federação Russa”.

Ativistas russos condenam o que chamam de “guerra de poder à custa das crianças”. Mais de 60 mil órfãos russos foram adotados por norte-americanos nos últimos anos. De acordo com autoridades da Rússia, há atualmente cerca de 650 mil crianças nos orfanatos do país.

Fontes:
EBC - Rússia proíbe adoção de crianças por norte-americanos
DW - Lei contra adoções por norte-americanos passa no parlamento russo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Rudy Lang disse:

    Se alguém pensou que o ódio entre russos comunistas e americanos terminou com a queda do imprério soviético, estava muito enganado, pois os comunas continuam odiando os países democráticos. Putin, por sua vez, não passa de um petista turbinado.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *