Início » Cultura » Noruega será o primeiro país do mundo a acabar com a rádio FM
rádios online

Noruega será o primeiro país do mundo a acabar com a rádio FM

País será o primeiro a digitalizar todas as emissoras de rádio. Medida vai gerar uma economia anual de US$ 25 milhões, segundo o Ministério da Cultura norueguês

Noruega será o primeiro país do mundo a acabar com a rádio FM
Iniciativa servirá de teste para outros países da Europa e da Ásia que estudam fazer a mesma transição (Reprodução/Internet)

Em 11 de janeiro de 2017, a Noruega se tornará o primeiro país do mundo a retirar o sinal de rádio FM do ar. Com uma população de 5 milhões de habitantes, a Noruega tem, atualmente, apenas cinco emissoras de rádio FM ativas. Em contrapartida, existem no país 22 estações de rádio online. Segundo o governo local, ainda há espaço para mais 20 estações.

O Ministério da Cultura norueguês calcula que a digitalização das rádios vai gerar uma economia anual de US$ 25 milhões. Isso porque que a transmissão digital gera um custo menor de energia. “O custo de transmissão de rádio nacional pela rede FM é oito vezes maior que pela rede de Retransmissão Digital de Áudio”, explica um comunicado do ministério.

Segundo a ministra da Cultura norueguesa, Thorhild Widvey, a digitalização também será mais eficaz em casos de emergência, já que as rádios online são menos vulneráveis às condições climáticas. A ministra também destacou a pluralidade que virá com a transição. “Os ouvintes terão acesso a um conteúdo de rádio mais diverso e plural e desfrutarão de uma maior qualidade de áudio”.

A iniciativa da Noruega servirá de teste para outros países da Europa e da Ásia que estudam fazer a mesma transição. Segundo o analista britânico James Cridland o momento em que o sinal FM for retirado do ar na Noruega será de grande apreensão para o setor global de radiodifusão.

“Espero que os noruegueses tenham feito o suficiente para reter a audiência e para garantir que aqueles que não tenham feito a transição para o digital o façam logo. Quem escuta rádio pode decidir, em vez disso, passar a ouvir sua coleção de músicas ou os serviços de streaming. Se a mudança prejudicar a audiência, pode ser que outros países fiquem menos dispostos a também desligar seu sinal FM e AM”, disse Cridland.

Fontes:
BBC-Noruega será primeiro país a acabar com rádio FM

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *