Início » Internacional » Nova York declara emergência por surto de sarampo
SAÚDE PÚBLICA

Nova York declara emergência por surto de sarampo

Surto da doença atinge principalmente crianças judias ortodoxas do bairro de Williamsburg

Nova York declara emergência por surto de sarampo
(Fonte: Reprodução/Romolo Tavani/Shutterstock)

A cidade de Nova York declarou nesta terça-feira, 10, emergência de saúde pública por conta de m surto de sarampo no Brooklyn.

A prefeitura local exige que moradores das áreas atingidas tomem a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Caso contrário, ficarão sujeitos a multas de até US$ 1 mil.

O surto da doença atinge principalmente crianças judias ortodoxas do bairro de Williamsburg.

Em coletiva de imprensa, o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, informou que já foram confirmados 285 casos de sarampo na área desde outubro do ano passado. Em todo o ano de 2017, foram registrados apenas dois casos.

“Esse é o epicentro de um surto de sarampo que é muito, muito preocupante e que precisa ser enfrentado imediatamente”,  afirmou ainda o prefeito durante a coletiva, que também contou com a participação de autoridades de saúde.

O vírus do sarampo é altamente contagioso e pode até mesmo provocar a morte ou deixar consequências graves. Por enquanto não há mortes decorrentes do surto atual, porém 21 pessoas tiveram que ser hospitalizadas.

Os EUA chegaram a declarar a eliminação do sarampo no país no ano 2000. Porém, as das taxas de vacinação vêm diminuindo nos últimos anos.

O Departamento de Saúde de Nova York informou que o surto de sarampo no Brooklyn está sendo associado a uma criança não-vacinada que esteve em Israel, onde teria sido infectada.

Fontes:
G1 - Nova York declara emergência devido a surto de sarampo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *