Início » Internacional » Novo esquema de extorsão afeta usuários de computador
sequestro de informações

Novo esquema de extorsão afeta usuários de computador

Cibercriminosos lançam vírus que impede o acesso e exigem multa para desbloquear o computador

Novo esquema de extorsão afeta usuários de computador
Cibercriminosos extorquem cerca de 5 milhões por ano (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um novo tipo de golpe praticado por cibercriminosos vem causando problemas a usuários de computador ao redor  do mundo.

Leia também: Como elaborar senhas à prova de hackers

O chamado ransomware, ou sequestro de informações, consiste em infectar o computador alheio com um vírus que bloqueia o acesso à internet ou às informações contidas no PC. Após ligar o computador, o usuário recebe uma mensagem, geralmente assinada pelo FBI, Anonymous, ou alguma agência de segurança, informando que deve pagar uma multa para que o acesso seja normalizado.

Segundo especialistas em segurança online, o golpe vem afetando cada vez mais usuários e causando prejuízos de mais de 5 milhões por ano. A companhia de segurança de softwares Symantec identificou cerca de 16 grupos de cibercriminosos em atuação.

Curiosamente, na maioria dos casos o usuário opta por pagar a multa. Porém, o acesso não é restabelecido. A alternativa é chamar um técnico em segurança para remover o vírus, o que pode causar a perda de todos os arquivos, já que a melhor forma de livrar um computador de um vírus é apagar todas as informações contidas.

Os especialistas em segurança estão trabalhando para rastrear os grupos de cibercriminosos. A Symantec, por exemplo, conseguiu rastrear um grupo que infectou mais de 500 mil computadores em um período de 18 dias. Mas, mesmo que tais grupos sejam identificados, prendê-los será uma tarefa difícil.

Fontes:
The New York Times-For PC Virus Victims, Pay or Else

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Mauricio Fernandez disse:

    Muito bem!… Entretanto, por maiores que sejam os danos que esses grupos causem ficam restritos aquilo de origem no seu PC. Muito menos nocivo que aqueles que usam invadir para buscar informações sobre o usuário, seus familiares, seus relacionamentos em geral, assim como suas contas, seus débitos, se está no spc ou no serasa, ou se tem alguns habitos que possam usar contra o usuário para chantagea-lo, difama-lo, incrimina-lo, desacredita-lo, e se possível marginaliza-lo ou mesmo destrui-lo. Como é de costume e habito de muitos governos, principalmente aqueles contra os quais o usuário costuma manifestar-se de forma contrária. Isso acontece no mundo todo. O pior é que juram, os governos, que tais atos somente ocorrem na defesa da democracia e somente com ordem judicial. Alguns acreditam outros não acreditam até porque conhecem muito bem esse sistema. Mas acreditar ou não acreditar não fará diferença alguma.

  2. Luiz Mourão disse:

    O sujeito vai caminhando pela rua e uma pessoa desconhecida lhe aborda dizendo que vai lhe oferecer uma vantagem irrecusável, que vai ganhar R$100.000,00 logo de início, etc, etc…
    Pergunto: ALGUÉM vai acreditar nesse sujeito???????????
    Claro que NÃO!!!!
    O mesmo é a WEB: do outro lado há alguém que você não conhece!!!!!!
    Só o “locus” mudou: era REAL, agora é VIRTUAL!!!!!
    Tenho computador há DÉCADAS (levo vantagem pois fui profissional da área), e NUNCA tive um vírus instalado no meu computador (exceto que EU queria isso, só para ver a audácia e criatividade do biltre cibernético; mas, claro, sei o que estou fazendo)..
    Há farto material na WEB para evitar esse ataque…
    Mas INGENUIDADE está no mundo desde que ele é mundo; assim não fosse, não veríamos BILHÕES de pessoas acreditando que um sujeito pôde morrer numa sexta-feira e ressuscitar num domingo, algo contrário a TODAS as Leis da Natureza: e da Lógica e do Bom Senso, é claro…

  3. João Cirino Gomes disse:

    Um conselho, não abra mensagens sem nexos, ou em anexo! É imensa a quantidade de e-mails deste tipo, veja foto, recadastramento de bancos, ou então alguns que pede ajuda para receber uma certa quantia!

    Se o internauta não for muito curioso, tiver um antivírus que atualiza, e programar o pc para não compartilhar, as chances de que este pc seja invadido serão minimas!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *