Início » Vida » Ciência » Novo exame de sangue pode ajudar a detectar Alzheimer
Diagnóstico precoce

Novo exame de sangue pode ajudar a detectar Alzheimer

Cientistas alemães criam técnica que permite identificar Alzheimer até três anos antes dos primeiros sintomas aparecerem

Novo exame de sangue pode ajudar a detectar Alzheimer
Apesar da precisão dos resultados, cientistas dizem que ainda é preciso mais testes até que a técnica esteja pronta para o uso (Reprodução/Getty)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um grupo de cientistas da Universidade de Saarland, na Alemanha, diz estar perto de criar um exame de sangue capaz de diagnosticar o mal de Alzheimer até três anos antes dos primeiros sintomas aparecerem.

A nova técnica, publicada na revista especializada Genome Biology, consiste em procurar minúsculos fragmentos de material genético no sangue que podem identificar pessoas com a doença. O método foi testado em 202 pessoas e obteve precisão de 93%.

Para desenvolver a técnica, os cientistas analisaram 140 microRNAs (fragmentos de código genético) de pessoas saudáveis e pessoas com Alzheimer. A equipe encontrou 12 microRNAs que estavam presentes em níveis diferentes no sangue de pessoas com Alzheimer. Estes microRNAs se tornaram a base do exame.

Eric Karran, da ONG britânica Alzheimer Research UK, diz estar otimista com a precisão dos resultados, mas afirmou que é preciso mais testes até que a nova técnica esteja pronta para o uso. “Precisamos ver se essas descobertas são confirmadas em amostras maiores, e é preciso mais trabalho para melhorar a habilidade do exame de diferenciar Alzheimer de outras doenças neurológicas”, diz Karran.

Fontes:
BBC-Cientistas dizem estar perto de criar exame de sangue para Alzheimer

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *