Início » Internacional » Número de mortos por vulcão na Guatemala chega a quase 70
VULCÃO DE FOGO

Número de mortos por vulcão na Guatemala chega a quase 70

Autoridades alertam também para os riscos de médio prazo, como a contaminação da água potável

Número de mortos por vulcão na Guatemala chega a quase 70
Pelo menos 3.100 moradores já tiveram que deixar suas casas (Fonte: Reprodução/Efe)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O número de mortos em decorrência da forte erupção do Vulcão de Fogo no último domingo, 3, na Guatemala, subiu para 69. Autoridades locais informaram que o povoado de El Rodeo de Escuintla foi totalmente destruído.

A estimativa é de que cerca de 300 pessoas ficaram feridas. Além disso, pelo menos 3.100 moradores tiveram que deixar suas casas e um total de 1,7 milhão de pessoas estão sendo afetadas pela erupção do Vulcão de Fogo.

O governo da Guatemala aguarda o Congresso do país aprovar o pedido para então declarar estado de emergência. A cinza expelida pelo vulcão já alcançou cerca de 10 mil metros de altura acima do nível do mar.

Autoridades alertam também para os riscos de médio prazo, como a contaminação da água potável por conta das cinzas do vulcão.

Algumas pessoas estão internadas com queimaduras causadas pela lava do vulcão, incluindo quatro crianças em estado grave, informou o ministro de Saúde Pública e Assistência Social, Carlos Enrique Soto.

Várias províncias da Guatemala foram atingidas pelas cinzas do Vulcão de Fogo. O aeroportos internacional de La Aurora continua fechado “para garantir a segurança de aviões e passageiros”. Há problemas de locomoção em duas das principais rodovias do país.

Em uma coletiva de imprensa no último domingo, autoridades locais alertaram que fotos antigas, até mesmo de tragédias em outros países, têm sido divulgadas como se fossem da atual situação da Guatemala, o que impulsiona a dimensão da tragédia.

Fontes:
El País - Erupção do Vulcão de Fogo na Guatemala deixa pelo menos 65 mortos

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *