Um balanço divulgado nesta quinta-feira, 17, pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) revelou que o número de refugiados no mundo atingiu o recorde de 59,5 milhões de pessoas no ano passado.
Leia também: Governo abre as fronteiras, mas cruza os braços para os refugiados sírios
De acordo com o Acnur, o deslocamento global provocado por guerras, conflitos e perseguições continua crescendo rapidamente.
O número de pessoas que se tornaram refugiadas, que pediram refúgio ou que se deslocaram internamente em 2014 foi, em média, de 42,5 mil por dia. É quatro vezes mais do que o registrado há quatro anos.
Em 2013, o número total de refugiados no mundo era de 51,2 milhões, e, há uma década, 37,5 milhões. O aumento da quantidade de refugiados no mundo entre 2013 e 2014 é o maior já registrado no período de um ano.
A guerra na Síria, que começou em 2011, é a principal causa de deslocamentos em todo o mundo.
Ao todo, 1 em cada 122 indivíduos no mundo, ou 0,8% da população mundial, é atualmente refugiado, deslocado interno ou solicitante de refúgio.
O Acnur revelou ainda que as populações de refugiados e de deslocados internos aumentaram em todas as regiões do mundo. Além disso, apenas 126,8 mil refugiados conseguiram voltar para seus países de origem no ano passado.
Fontes:
Folha de S.Paulo - Número de refugiados em 2014 foi recorde e ainda cresce, revela ONU
4 comentários
3 comentários