Início » Internacional » Número de refugiados atingiu recorde em 2014
Acnur

Número de refugiados atingiu recorde em 2014

Relatório do Acnur mostra que número de refugiados foi de 59,5 milhões no ano passado

Número de refugiados atingiu recorde em 2014
A guerra na Síria é a principal causa de deslocamentos em todo o mundo (Fonte: Reprodução/Acnur)

Um balanço divulgado nesta quinta-feira, 17, pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) revelou que o número de refugiados no mundo atingiu o recorde de 59,5 milhões de pessoas no ano passado.

Leia também: Governo abre as fronteiras, mas cruza os braços para os refugiados sírios

De acordo com o Acnur, o deslocamento global provocado por guerras, conflitos e perseguições continua crescendo rapidamente.

O número de pessoas que se tornaram refugiadas, que pediram refúgio ou que se deslocaram internamente em 2014 foi, em média, de 42,5 mil por dia. É quatro vezes mais do que o registrado há quatro anos.

Em 2013, o número total de refugiados no mundo era de 51,2 milhões, e, há uma década, 37,5 milhões. O aumento da quantidade de refugiados no mundo entre 2013 e 2014 é o maior já registrado no período de um ano.

A guerra na Síria, que começou em 2011, é a principal causa de deslocamentos em todo o mundo.

Ao todo, 1 em cada 122 indivíduos no mundo, ou 0,8% da população mundial, é atualmente refugiado, deslocado interno ou solicitante de refúgio.

O Acnur revelou ainda que as populações de refugiados e de deslocados internos aumentaram em todas as regiões do mundo. Além disso, apenas 126,8 mil refugiados conseguiram voltar para seus países de origem no ano passado.

Fontes:
Folha de S.Paulo - Número de refugiados em 2014 foi recorde e ainda cresce, revela ONU

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *