Início » Internacional » Número de refugiados sírios supera 4 milhões
Dados da ONU

Número de refugiados sírios supera 4 milhões

Trata-se da pior crise do tipo enfrentada pela ONU nos últimos 25 anos

Número de refugiados sírios supera 4 milhões
Campo de refugiados sírios na Turquia (Fonte: Reprodução/Reuters)

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) revelou nesta quinta-feira, 9, que o número de sírios que fugiram da guerra civil no seu país superou os 4 milhões, um recorde.

Leia também: Brasil aprova nova resolução sobre violações na guerra da Síria

De acordo com o Acnur, trata-se da pior crise do tipo enfrentada pela entidade nos últimos 25 anos. “Essa é a maior população de refugiados de um só conflito em uma geração. São pessoas que requerem o apoio do mundo, mas, em vez disso, vivem em condições penosas, afundando ainda mais na pobreza”, afirmou António Guterres, o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados.

O conflito na Síria já dura mais de quatro anos. Além dos milhões de refugiados, há também 7,6 milhões de deslocados dentro do próprio país.

A situação é cada vez mais complicada. O número de refugiados sírios aumentou em 1 milhão em apenas dez meses. Eles tentam fugir principalmente para a Europa, mas a grande maioria acaba permanecendo na região. Na Turquia há mais de 1,8 milhão de sírios que fugiram por causa da guerra. No Líbano são 1,17 milhão de sírios, que já representam quase 25% dos habitantes do país. Na Jordânia há 630 mil, no Iraque, 250 mil, e outros 132 mil no Egito.

A falta de recursos para ajudar os refugiados agrava a situação, segundo António Guterres. O Acnur conseguiu nos primeiros seis meses do ano apenas 25% do valor necessário para ajuda humanitária e reconstrução em 2015. Caso a situação não melhore, pode haver cortes de ajuda alimentícia, de serviços de saúde e de serviços de educação para as crianças.

Fontes:
G1 - Número de refugiados sírios supera recorde e chega a 4 milhões, diz ONU

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *