Início » Internacional » Número de refugiados sírios supera a marca de 5 milhões
CRISE HUMANITÁRIA

Número de refugiados sírios supera a marca de 5 milhões

Em seis anos de guerra civil, número de sírios que fugiram do país ultrapassa os 5 milhões. Turquia é quem mais abrigou refugiados

Número de refugiados sírios supera a marca de 5 milhões
Até 2016, o número de refugiados sírios era de mais de 4,8 milhões (Foto: Wikimedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) informou nesta quinta-feira, 30, que o número de refugiados sírios que fugiram da guerra civil ultrapassou a marca de 5 milhões. O conflito no país completou seis anos no início de março.

De acordo com dados coletados pela agência da ONU e pelo governo da Turquia, 488.531 dos 5.008.473 refugiados sírios estão alocados em acampamentos.

“Quando o número de mulheres, homens e crianças em fuga de seis anos de guerra na Síria passa da marca de 5 milhões, a comunidade internacional precisa fazer mais para ajudá-los”, afirmou o Acnur em um comunicado.

“Para enfrentar esse desafio, não só precisamos de medidas adicionais, mas também precisamos acelerar a implementação das promessas existentes”, declarou Filippo Grandi, alto comissário da ONU para refugiados.

Um balanço divulgado pelo Acnur aponta que até 2016, o número de sírios que buscaram refúgio em países vizinhos era de mais de 4,8 milhões. A agência ainda estima que outras 6,3 milhões de pessoas se deslocaram internamente.

Segundo o porta-voz da agência, Babar Baloch, outros 250 mil sírios se registraram como refugiados nos três primeiros meses do ano, sem apresentar uma causa para o aumento repentino.

O país que mais abrigou sírios foi a Turquia – quase 3 milhões. Em seguida, o Líbano aparece com mais de 1 milhão e a Jordânia com 657 mil refugiados sírios. Em menor escala estão o Iraque, o Egito e outros países do Norte da África.

Fontes:
The Guardian-Syrian refugees: more than 5m have now fled country, says UN
G1-Em seis anos de conflito, número de refugiados sírios supera a barreira de 5 milhões
Estado de Minas-Número de refugiados sírios supera a barreira de 5 milhões

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *