Início » Internacional » O atraso misterioso de Trump na divulgação da declaração de imposto de renda
CANDIDATO À PRESIDÊNCIA AMERICANA

O atraso misterioso de Trump na divulgação da declaração de imposto de renda

A saga da divulgação da declaração do imposto de renda de Donald Trump ainda continua

O atraso misterioso de Trump na divulgação da declaração de imposto de renda
Trump justifica o atraso com a desculpa que o auditor fiscal está examinando os documentos (Foto: Flickr)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Em fevereiro, Donald Trump disse que divulgaria sua declaração de imposto de renda em “três [ou] quatro meses”. Porém até o momento nada aconteceu.  Trump justifica o atraso com a desculpa que o auditor fiscal está examinando os documentos e que os advogados, nesse ínterim, lhe aconselharam a não divulgar seus papéis pessoais. Se Trump não mostrar sua declaração de imposto de renda até novembro ele será o primeiro candidato à presidência a se comportar dessa forma desde 1976.

Não existe uma razão legal que impeça Trump de divulgar a declaração de renda enquanto os documentos estão sendo auditados. Para Paul Krugman, colunista do New York Times e economista, a auditoria deveria encorajá-lo a mostrar a declaração, porque se não houver uma auditoria em curso, as manchetes dos jornais poderiam desempenhar um papel decisivo na abertura de um processo de investigação.

Uma explicação mais plausível para a atitude de Trump seria o fato de seus advogados acharem que um esforço coletivo para descobrir problemas nos assuntos fiscais de Trump, sem dúvida complexos, poderia ser mais eficaz, ou menos indulgente, do que o Internal Revenue Service (IRS), com dificuldades crônicas de verbas.  Talvez seja uma interpretação exagerada. No entanto, mesmo se for verdade, a relutância de Trump sugere que a declaração do imposto de renda contém algo que Trump não quer revelar.

Os críticos de Trump, em especial Mitt Romney, pediram que ele divulgasse as antigas declarações que o IRS teria terminado de auditar. Para a maioria das pessoas, a auditoria do IRS não se estende por um período maior do que seis anos. Trump não fez comentários a respeito do período do tempo examinado, exceto que sua declaração de renda tem sido auditada há 12 anos.

Não se sabe em que Trump se baseou para definir o prazo inicial da divulgação de sua declaração de imposto de renda. As auditorias do IRS podem ser demoradas, às vezes se prolongam por mais de dois anos a partir da data em que o documento é arquivado. É possível que a previsão de “três [ou] quatro meses” tenha sido uma manobra de Trump para ganhar tempo até ser indicado como candidato do Partido Republicano à presidência.

Embora Hillary Clinton possa criticar sua atitude, na opinião dos eleitores ela é tão pouco confiável como Trump. Vindo dela, uma sugestão que Trump esteja escondendo algo do eleitorado tem pouca força de persuasão.

Fontes:
The Economist-The saga over Donald Trump’s tax returns rolls on

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *