Início » Internacional » O dinamismo do setor energético
energia renovável

O dinamismo do setor energético

As energias renováveis não são mais um modismo passageiro, e sim um fato concreto estimulado pelo progresso do armazenamento de energia

O dinamismo do setor energético
A capacidade de energia renovável da China em 2013 superou o total do combustível fóssil e da capacidade nuclear do país (Reprodução/Chris Madden)

Em 2013 a capacidade total de energia renovável do setor energético mundial foi de 1,560 gigawattes (GW), um aumento anual de mais de 8%. Desse total, a energia hidráulica gerou cerca de 1,000GW, com um aumento de 4%; outras fontes renováveis aumentaram quase 17% para até  560GW.

O sinal mais evidente do dinamismo do setor de energia é a China, com um alto nível de poluição, que em 2013 investiu mais de US$56 bilhões, mais do que a Europa inteira, como parte do projeto de uma mudança rápida em busca de fontes de energia não poluentes. O investimento da China incluiu 16GW de energia eólica e 13GW de energia solar. A capacidade de energia renovável da China em 2013 superou o total do combustível fóssil e da capacidade nuclear do país.

A inovação e não a estética é o principal fator de crescimento da energia solar. A energia solar pode ser usada de duas formas. A primeira, que representa cerca de um décimo da capacidade solar existente, é o armazenamento térmico, no qual a luz do sol concentra-se na forma de calor como, por exemplo, no sal fundido. Esse calor pode ser usado para produzir vapor na alimentação de turbinas de geração de energia. Após um período de pouca utilização essa forma de energia renovável recebeu um novo impulso.

O investimento mais difundido na segunda forma de energia solar, a eletricidade produzida por células fotovoltaicas (PV), diminuiu em 2013 depois de dez anos de um crescimento médio anual em torno de 50%. No entanto, nesse mesmo ano a capacidade total da eletricidade gerada pela energia solar superou pela primeira vez a da energia eólica. A energia solar recebeu 53% dos US$214 bilhões investidos no mundo inteiro em energia renovável naquele ano. Mas essa fonte de energia ainda contribui com uma pequena parcela no setor energético mundial e, segundo estimativas, em 2020 sua contribuição será de apenas 2% do suprimento global de eletricidade. Porém o ritmo da mudança é promissor, com mais capacidade de energia solar instalada desde 2010 do que nas quatro décadas anteriores.

Fontes:
The Economist-We make our own

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *