Início » Internacional » O drama das migrações marítimas no oceano Índico
Além do Mediterrâneo

O drama das migrações marítimas no oceano Índico

Milhares de pessoas estão à deriva em alto-mar no oceano Índico, tentando fugir de Myanmar ou deixar campos de refugiados do Bangladesh

O drama das migrações marítimas no oceano Índico
Migrantes do Bangladesh (Fonte: Reprodução/AFP)

A perseguição religiosa a uma minoria muçulmana em Myanmar, antiga Birmânia, que é de maioria budista, desencadeou uma crise migratória e humanitária de proporções talvez mais dramáticas do que aquela que ora se observa no mar Mediterrâneo.

Milhares de pessoas estão à deriva em alto-mar no oceano Índico, em barcos de madeiras superlotados, tentando fugir de Myanmar ou deixar campos de refugiados do Bangladesh para se refugiar na Indonésia e na Malásia.

Mesmo após o resgate de duas mil pessoas no início da semana, na última terça-feira, 12, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados falava em 8 mil migrantes perdidos no meio do mar naquela região. Indonésia e Malásia já avisaram que não vão permitir a entrada de mais destes migrantes em seus territórios.

O presidente da Federação Internacional da Cruz Vermelha, Elhadj As Sy, protestou contra a “indiferença” da comunidade internacional para com a crise migratória e humanitária no Índico.

Considera-se que a fuga da minoria rohingyas de Myanmar nos últimos anos seja o maior êxodo naquela região do planeta desde a Guerra do Vietnã. Há cerca de 200 mil rohingyas vivendo em campos de refugiados no Bangladesh.

Fontes:
Público - Seis mil migrantes em barcos à deriva no oceano Índico

1 Opinião

  1. Ira disse:

    Um governo desumano, sem escrúpulos esse presidente da Indonesia.Uma pessoa má, egoísta e mal feitor.Não da direito de vida a ninguém, é um homem sen clemência.Então…o que podemos esperar dele?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *