Início » Internacional » O euro é confirmado como moeda dos países da União Europeia
NESTA DATA

O euro é confirmado como moeda dos países da União Europeia

Em 3 de maio de 2002, é concluída a transição para o euro como a moeda oficial da União Europeia

O euro é confirmado como moeda dos países da União Europeia
Cerca de 144 bilhões de euros foram distribuídos aos bancos pelos bancos centrais dos países da União Europeia (Foto: Wikipedia)

No dia 1º de janeiro de 2002, aconteceu a maior transição monetária da história, que constituiu um desafio de dimensões sem precedentes, envolvendo o setor bancário, as empresas de transporte de valores, varejistas, operadores de caixas eletrônicos e o público em geral. A passagem para o euro ficou concluída em dois meses. As notas e moedas nacionais deixaram de ter curso legal em 3 de maio de 2002, prazo que foi antecipado em alguns Estados-Membros. Até então, mais de 6 bilhões de notas de banco e cerca de 30 bilhões de moedas nacionais tinham sido retiradas de circulação e o euro tinha finalmente chegado a mais de 300 milhões de cidadãos de 12 países.

Leia mais: ‘O euro entra em vigor’

Cerca de 144 bilhões de euros foram distribuídos aos bancos pelos bancos centrais dos países da União Europeia, em uma distribuição prévia de notas e moedas.

Isto significou uma ampla disponibilização do euro a todos os setores, nos primeiros dias de 2002. Até 3 de janeiro daquele ano, 96% de todos os caixas eletrônicos da zona do euro já distribuíam notas de euro.

Apenas uma semana após a introdução do da moeda, mais de metade das transações em dinheiro eram efetuadas em euros.

Fontes:
Europe Direct-Uma Moeda para a Europa - o caminho para o euro

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *