Início » Internacional » O fim dos quartos para fumantes em hotéis?
REDES HOTELEIRAS

O fim dos quartos para fumantes em hotéis?

Há alguns anos, os hóspedes tinham a opção de escolher quartos onde era permitido fumar. Hoje, cada vez menos hotéis oferecem essa opção

O fim dos quartos para fumantes em hotéis?
Fumantes que gostam de se hospedar em hotéis de luxo têm poucas escolhas (Foto: Tripadvisor/Buena Park Hotel)

À lista de comodidades ameaçadas de extinção em viagens como celular pré-pago, exibição de filmes em telas comuns a todos os passageiros nos aviões, e concierges nos hotéis, é preciso acrescentar mais uma: quartos para fumantes nos hotéis. Há alguns anos, os hóspedes tinham a opção de escolher quartos onde era permitido fumar. Hoje, cada vez menos hotéis oferecem essa opção.

De acordo com o último relatório da American Hotel and Lodging Association, o número de quartos nos hotéis onde o fumo é proibido aumentou de 74% para 97% na última década. De 2008 a 2016, a proporção de hotéis sem quartos para fumantes cresceu de 38% para 85%.

Os fumantes que gostam de se hospedar em hotéis de luxo têm poucas escolhas, porque 97% dos hotéis mais caros não têm quartos para fumantes. Só os hotéis mais baratos, menores, ou antigos oferecem esse tipo de hospedagem.

As pessoas que não fumam preferem hotéis onde o tabaco é proibido para não ficarem expostas ao perigo do fumo passivo. Em 2013, um estudo mostrou um alto nível de componentes tóxicos e cancerígenos da fumaça do tabaco em quartos de não fumantes em hotéis onde o fumo era permitido.

Alguns fumantes se resignam a fumar na rua. Mas muitos optam por estratégias mais complicadas para driblar a vigilância nos hotéis.Os fóruns da internet estão cheios de conselhos para pessoas que querem fumar nos quartos, como aspirar a fumaça na janela, ou na ventilação do banheiro, ligar a água quente para que o vapor absorva o cheiro e pôr uma toalha molhada embaixo da porta.

Nos EUA, não é permitido fumar nos hotéis da rede Marriott International, nem nos do Wyndham Hotel Group. Dois novos hotéis do grupo Hilton, o Canopy e o Tru, não têm quartos para fumantes. Embora não tão rígida como nos EUA, a tendência na Europa também é de proibir o fumo nos hotéis. Os fumantes precisam se preparar para um futuro em que não terão opção de hospedagem.

Fontes:
The Economist-Smoking rooms are disappearing from hotels

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Claudio D'Amato disse:

    Em princípio boicota-se um hotel que faça isso. Mas pela minha experiência, eu nunca tive problemas num hotel onde dizem ser proibido fumar nos quartos. Basta levar o cesto de lixo do banheiro para junto da cama e/ou usar uma lata de refrigerante como cinzeiro. Bem, é como tem sido comigo em minhas viagens

  2. Luiz Carlos Pauli disse:

    ..E o câncer de pulmão, é epidemia em não fumantes, e pior, aumenta a niveis galopantes em não fumantes. A própria medicina alerta que essas campanhas contra o cigarro são fraudes, processo nr. 583.00.1995.523167-5. A medicina, sequer encontrou causualidade entre fumar e câncer. Tá ai, enganaram todo mundo pro 70 anos, agora o câncer de pulmão dizimando que não fuma. Nada a ver com cigarros. https://ladoalado.iweventos.com.br/…/iiwor…/teste-codigo…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *