Início » Vida » Ciência » O futuro da Antártida não está garantido
Antártida

O futuro da Antártida não está garantido

Livro traça a história da empreitada humana no continente mais frio, seco e ventoso do mundo

O futuro da Antártida não está garantido
Degelo da Antártida está atraindo a atenção de vários países (Reprodução/Alamy)

A Antártida é o único continente onde nunca houve uma guerra. Nenhum tipo de atividade militar é permitida lá e as pesquisas científicas são prioridade. Definida como todas as plataformas de terra e gelo ao sul do paralelo 60 sul, os 14,2 milhões de km2 da massa terrestre mais fria, seca e ventosa do mundo são protegidos pelo Tratado Atlântico, o qual entrou em vigência em junho de 1961 e determinou que o território se tornasse uma “reserva natural dedicada à paz e à ciência”.

Nem sempre foi assim, afirma David Day, autor, historiador e pesquisador associado da Universidade La Trobe em Melbourne. Robusto como um bloco de gelo antártico em si, sem que isso o torne menos legível, seu livro mais recente, Antartica: A biography se apoia em cinco anos de uma pesquisa meticulosa para contar a história da empreitada humana na Antártida, o último continente a ser descoberto. O livro expõe retratos biográficos pungentes dos personagens envolvidos, das inclementes expedições realizadas, e as rivalidades entre as nações à medida que elas disputavam para mapear o continente e reivindicar a posse sobre áreas.

Além de descrever as grandes conquistas humanas na era da descoberta antártica, Day expõe a rivalidade política contemporânea por trás das disputas pelo continente. O futuro da Antártida como uma reserva natural não está de modo algum garantido. Embora o tratado criado para proteger o continente certamente tenha preservado a paz e servido como exemplo de cooperação internacional, a perspectiva de depósitos de minerais e petróleo sob o manto de gelo da Antártida está atraindo a atenção de países e grandes empresas sedentos por recursos.

 

Texto da revista Economist editado para o Opinião e Notícia
Tradução: Eduardo Sá

 

Fontes:
The Economist - South Park

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Áureo Ramos de Souza disse:

    Parafraseando: Parece que a Antártida pode entrar numa fria!

  2. ney disse:

    Os dominadores deste século, mentem ao contar a nossa historia em afirmar que a Antártida nunca foi povoada, em afirmar que foram os Espanhóis, Ingleses e Portugueses os primeiros a chegarem no continente Americano.

  3. Evandro Correia disse:

    Ney, já que você tem informações que ninguém mais tem, por favor compartilhe-as conosco!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *