Início » Internacional » O grande ‘poderia ter sido’
Política americana

O grande ‘poderia ter sido’

O legado de Nelson Rockefeller, retratado em nova biografia, continua mais como uma lembrança de algo que se perdeu na política americana

O grande ‘poderia ter sido’
Biografia de Rockefeller exibe poderes de percepção e autoridade acadêmica, e é um prazer de ler (Reprodução/RexFeatures)

Astuto e encantador, o empresário e político Nelson Rockefeller foi o epítome do consenso liberal nos Estados Unidos, em meados do século XX, antes do sistema político ser transformado

A nomeação pelo Partido Republicano de Barry Goldwater para presidente em julho de 1964 marcou o fim definitivo da maior ambição de Nelson Rockefeller de assumir o posto mais alto de seu país. Marcou, também, o fim do chamado “consenso liberal”, a era no meio do século XX durante a qual o sistema político americano era dominado por um pacto não-escrito: em casa, os republicanos aceitavam, a contragosto, as políticas liberais do New Deal; no exterior, os democratas aceitavam o anti-comunismo conservador.

Como neto do co-fundador da Standard Oil, Rockefeller representava e promovia esse consenso o melhor que podia. Ele trabalhou para o New Deal de Franklin Roosevelt em Washington e na América Latina. E trabalhou, também, para Dwight Eisenhower; durante os anos do seu governo seu Special Studies Project, Projeto de Estudos Especiais, juntou um grupo incrivelmente diverso de especialistas, de veteranos do New Deal a generais da Guerra Fria, e até mesmo o famoso conselheiro financeiro de Ronald Reagan, Justin Dart.

Richard Norton Smith passou 14 anos pesquisando a vida de Rockefeller. O resultado mostra poderes de percepção e autoridade acadêmica, e é um prazer de ler, embora leitores fora do estado de Nova York possam achar excessiva a quantidade de detalhes sobre as relações entre os seus assessores e sua família.

O sistema político americano foi transformado. Terremotos como o movimento por direitos civis e a expansão do estado de bem-estar social criaram partidos Democrata e Republicano com maior pureza ideológica. O legado de Rockefeller continua mais como uma lembrança de algo que se perdeu: como uma curiosidade antropológica, um “Republicano Rockefeller” é hoje o rótulo dado a um certo tipo de centrista da Costa Leste, que não tem espaço no atual movimento conservador.

 

On His Own Terms: A Life of Nelson Rockefeller. Por Richard Norton Smith. Random House; 800 pages; $38. Compre (em inglês) da Amazon.com

 

Nova biografia de Nelson Rockefeller exibe poderes de percepção e autoridade acadêmica, e é um prazer de ler

Fontes:
The Economist - The great might-have-been

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *