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O helicóptero Sikorsky S-97 Raider pode atingir recorde de velocidade

O novo rotor coaxial duplo do Sikorsky S-97 Raider é uma concepção revolucionária para aumentar a velocidade dos helicópteros

O helicóptero Sikorsky S-97 Raider pode atingir recorde de velocidade
O rotor coaxial duplo tem diversas vantagens (Reprodução/Wikimedia)

Os helicópteros têm vantagens evidentes em relação aos aviões. Mas também têm uma grande desvantagem: são lentos. A velocidade máxima alcançada é de cerca de 320 kmh, menos do que a velocidade de cruzeiro de um avião da época da Segunda Guerra Mundial.

Porém o primeiro teste de voo do Sikorsky S-97 Raider realizado no Centro de Desenvolvimento de Voo (DFC), na Flórida, mostrou que essa situação de desvantagem poderá ser superada. Duas características atraem a atenção nesse helicóptero com uma aparência estranha. A primeira é o conjunto de dois rotores coaxiais, que giram em direções opostas em torno de um eixo central, como os helicópteros controlados por rádio vendidos em lojas de brinquedos. A segunda é ausência de um rotor de cauda substituído por uma hélice propulsora.

Esse sistema coaxial em que os rotores giram sobre um mesmo eixo foi usado em alguns helicópteros ao longo dos anos. A empresa russa Kamov fabricou um helicóptero com essa característica utilizado em geral para levantar cargas pesadas. Mas a complexidade mecânica desse sistema coaxial e o risco de as lâminas baterem umas nas outras não incentivou seu uso. Os métodos modernos de engenharia e a utilização de lâminas de carbono mais rígidas, menos propensas a flexionar e bater umas nas outras, talvez seja uma solução para diminuir esses problemas.

O rotor coaxial duplo tem diversas vantagens. Ele proporciona estabilidade e, por esse motivo, as crianças conseguem fazer com que os helicópteros de brinquedo com esse tipo de rotor voem. Um conjunto único de rotores em um helicóptero padrão produz uma força rotacional, ou torque. Sem a força oposta de um rotor na cauda do aparelho, a fuselagem giraria em sentido contrário ao dos rotores. As lâminas dos rotores do helicóptero Sikorsky, que giram em direção oposta anulam o torque de cada uma delas, além de proporcionarem mais velocidade. Um segundo protótipo do S-97 deverá fazer um teste de voo no final deste ano. A empresa Sikorsky espera que o Exército dos Estados Unidos encomende alguns aparelhos.

 

Fontes:
The Economist-Chop-chop

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