Início » Internacional » O medo da propagação jihadista: três países sofrem ataques terroristas
Terrorismo

O medo da propagação jihadista: três países sofrem ataques terroristas

Ainda não há nenhuma indicação de que os ataques na França, na Tunísia e no Kuwait foram coordenados

O medo da propagação jihadista: três países sofrem ataques terroristas
Os ataques em três continentes diferentes aconteceram quase ao mesmo tempo, poucos dias depois de o Estado Islâmico pedir por este tipo de operação durante o mês sagrado dos muçulmanos, o Ramadan (Foto: Wikimedia)

Terroristas atacaram lugares na França, na Tunísia e no Kuwait nesta sexta-feira, 26, matando dezenas de pessoas e levantando novas preocupações sobre a propagação da influência jihadista no mundo.

Na França, eles atacaram a fábrica Air Products em Saint-Quentin-Fallavier, perto da cidade de Lyon. Além de decapitar uma pessoa, eles tentaram sem sucesso explodir a fábrica. As autoridades francesas confirmaram se tratar de um ataque terrorista.

Na Tunísia, um homem armado abriu fogo contra um resort, matando pelo menos 27 pessoas, segundo as autoridades. Ao menos um dos terroristas foi morto pelas forças de segurança.

Já no Kuwait, o Estado Islâmico assumiu a responsabilidade por uma explosão em uma mesquita na cidade do Kuwait. Reportagens locais disseram que pelo menos oito pessoas ficaram feridas.

Ainda não há nenhuma indicação de que os três ataques foram coordenados. Mas os ataques em três continentes diferentes  aconteceram quase ao mesmo tempo, poucos dias depois de o Estado Islâmico pedir por este tipo de operação durante o mês sagrado dos muçulmanos, o Ramadã.

Enquanto as autoridades de cada país investigam os casos, o momento dos ataques levantou a possibilidade de que os militantes do grupo que domina territórios no Iraque e na Síria poderiam planejar e influenciar outros a realizar ataques em seus próprios países.

Fontes:
The New York Times-Attacks in France, Tunisia and Kuwait Prompt Fears of Jihadist Influences’ Spread

1 Opinião

  1. Joma Bastos disse:

    Este auto-proclamado estado islâmico está a aterrorizar o mundo. Na Síria, ontem 5ª feira, pelo menos 150 civis foram assassinados na cidade na cidade de Kobani pelo EI, sendo este o segundo maior massacre de civis executado por estes terroristas.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *