Início » Internacional » O misterioso ‘lago dos deuses’ do Japão
MASHU-KO

O misterioso ‘lago dos deuses’ do Japão

Muitas vezes envolto em névoa, o Lago Mashu é o lago mais claro do Japão - e, ao que se diz, sua superfície selará seu destino

O misterioso ‘lago dos deuses’ do Japão
Lago é usado como fonte de inspiração em tempos difíceis pelos moradores locais (Foto: Miya.m)

Nascido de uma erupção vulcânica há cerca de 2 mil anos, o misterioso Mashu-ko , ou Lago Mashu, é um dos lagos mais claros do mundo. Este lago de caldeira semelhante a um espelho fica no Parque Nacional Akan-Mashu, na ilha de Hokkaido, no norte do Japão, e é considerado sagrado pelos povos indígenas Ainu do Japão.

Como o lago é cercado por denso nevoeiro e paredes de crateras de 200m que caem acentuadamente na água, visitar as margens do Lago Mashu é estritamente proibido pelo Ministério do Meio Ambiente japonês por razões de segurança. A inacessibilidade do lago ajuda a preservar suas águas intactas.

Na língua Ainu, o Lago Mashu é conhecido como Kamuito, que significa “o lago dos deuses”, e os habitantes locais são conhecidos por ir até o mais próximo possível do lago, como inspiração, em tempos difíceis.

O povo Ainu acredita que um espírito feminino vive dentro do lago, e a lenda de Ainu diz que, se um visitante vê a superfície de sua água normalmente coberta de névoa, ele ou ela experimentará o azar de duas maneiras: os homens não serão capazes de progredir em suas carreiras por um tempo, e as mulheres não terão filhos até mais tarde na vida.

O lago está coberto de névoa mais de 100 dias por ano e, a 212m de profundidade, é um dos lagos mais profundos do Japão. Por não ter entradas ou saídas significativas, o Lago Mashu permanece intocado por milênios, atraindo visitantes por centenas de anos. Além de ser conhecido como um dos mais belos lagos do Japão, o Lago Mashu também está entre os mais claros do mundo, com uma visibilidade de 20 a 30m.

Os visitantes não podem andar de barco, nadar ou pescar nas águas do lago, mas três torres de observação próximas e uma trilha para caminhadas permitem que todos que desejam testar a sorte vislumbrem as águas místicas do Lago Mashu.

Fontes:
BBC-Japan’s mysterious ‘lake of the gods’

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *