Início » Internacional » O misterioso programa do Pentágono para investigar OVNIs
DISCOS VOADORES

O misterioso programa do Pentágono para investigar OVNIs

Criado há dez anos, com um orçamento de US$ 22 milhões, o programa veio a público no último sábado, 16

O misterioso programa do Pentágono para investigar OVNIs
Iniciativa foi cancelada oficialmente em 2012, mas agentes seguem trabalhando no projeto (Foto: Flickr)

Um programa especial das Forças Armadas dos Estados Unidos, criado há 10 anos, para identificar objetos voadores não identificados (OVNIs) se tornou público no último sábado, 16. Trata-se do Programa Avançado de Identificação de Ameaças Aeroespaciais (Advanced Aerospace Threat Identification Program), que teve orçamento de US$ 22 milhões.

Ao mesmo tempo em que a iniciativa se tornou pública, o Departamento de Defesa divulgou um vídeo com um dos casos, que ainda está sob investigação, no qual um caça F/A -18 Super Hornet da Marinha encontrou um OVNI, em 2004.

O programa foi fundado pelo ex-senador democrata Harry Reid – eleito pelo estado americano de Nevada -, em 2007. Reid é publicamente interessado em OVNIs, acreditando em vida extraterrestre. De acordo com o Pentágono, a iniciativa se manteve ativa por cinco anos, sendo cancelada em 2012 após analisar diferentes casos considerados suspeitos em relatos de militares.

Mesmo com a iniciativa não constando mais no orçamento, as pessoas que trabalharam no programa continuam envolvidas no projeto, analisando esse tipo de situações em paralelo com outras funções dentro do Departamento de Defesa.

O dinheiro do programa foi repassado pela empresa Bigelow Aerospace, sediada em Nevada e presidida por Robert Bigelow, magnata e amigo do senador Harry Reid, já tendo contribuído para a sua campanha ao Senado em várias ocasiões.

Apesar do cancelamento do programa, funcionários das Forças Armadas continuam a valorizar a iniciativa. O antigo diretor do departamento, Luis Elizondo, que deixou o Pentágono no início de 2017, criticou o secretário de Defesa americano, James Mattis, pela falta de dinheiro investido ao tratar de assuntos ligados a OVNIs.

O antigo senador Harry Reid também continua defendendo a importância do programa, explicando que ninguém sabe o que são os objetos voadores. “Se alguém diz que tem a resposta, está se enganando. Simplesmente, não sabemos”, disse Reid.

Fontes:
Diário de Notícias - Revelado o departamento especial do Pentágono para investigar OVNIs
Sputnikknews - Pentágono gastou milhões de dólares para estudar OVNIs?

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

5 Opiniões

  1. Jobl disse:

    Que desperdício de tempo e dinheiro. Há vida aqui na terra e há pessoas e animais que estão morrendo todos os dias de fome, guerras e de todas as manifestações de egoísmo do homem.
    Porque essa busca incessante por vida alienígena? Para destruirmos também?

  2. Jorge Cardillo disse:

    É necessário identificar e monitorar os avistamentos caso contrario podemos ser pegos de surpresa.

  3. Laércio disse:

    Tudo estudo é importante, basta notar tudo em nossa volta, principalmente os celulares que auxiliam em várias coisas; todo estudo é importante! O que o homem deverá analisar são os gastos desnecessários, exemplo: alimentos e produtos alimentícios, este segundo está fazendo com que as pessoas fiquem mais tempo doente devido promoverem agravantes no organismo humano. Certamente se extinguirmos as cretinices poderemos investir em estudos que constituirão na base do amanhã! Devemos estudar de tudo!

  4. *"PERPLEXIVA"* disse:

    Não temos ainda nenhuma colônia extraplanetária e sabemos que um dia o nosso espetacular planeta será extinto.
    Pressupõe riscos o contato com outras civilizações do espaço sideral mas, estudá-las paralelamente ao encaminhamento da resolução imensos problemas do nosso processo evolutivo e civilizatório, além de provisionar o salvamento da nossa espécie, poderá nos ajudar a dar imensos saltos tecnológicos nessa direção.

  5. Lucinda Telles disse:

    Se existe extra-terrestre nesses “óvinis”, eles estão só passeando, na boa. Então o pentágono que pare de embaçar e deixe os caras.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *