Início » Internacional » O papel das curvas femininas no processo evolutivo
Livros

O papel das curvas femininas no processo evolutivo

Livro analisa como o corpo feminino garante o futuro da humanidade

O papel das curvas femininas no processo evolutivo
Mudanças no corpo das mulheres refletem o processo evolutivo (Reprodução/Renoir)

Os tabloides têm um interesse especial em mulheres que exibem suas curvas. O papel da mídia e das instituições culturais, em elaborar o conceito da beleza feminina é sempre objeto de discussão. Mas Curvology: The Origins and Power of Female BodyShape, o novo livro de David Bainbridge, aborda o papel exercido pela evolução no pensamento e apreciação dos homens e das mulheres em relação às formas curvilíneas do corpo feminino. Os corpos dos homens e das mulheres são mais diferentes do que seria necessário pela simples função feminina de gerar e criar filhos. Por quê?

Na opinião de Bainbridge, um especialista inglês em biologia reprodutiva e anatomia veterinária, as nádegas e os seios voluptuosos, os “atributos invejáveis” que os jornais adoram comentar e exibir, garantem o futuro da humanidade. Eles são uma prova que uma mulher teve uma criação saudável e herdou bons genes para procriar. Segundo Bainbridge, as mudanças nos corpos das mulheres, assim como a tendência em engordar de novos casais, em comparação ao esforço de pessoas solteiras em se manterem magras, reflete o processo evolutivo, que lhes permite ter uma aparente resistência maior no momento em que decidem empreender a árdua tarefa de ter filhos.

A leitura deste livro não é agradável. Os seres humanos sentem-se desconfortáveis ao se confrontarem com a ideia que tão poucos superaram as necessidades básicas da vida e que a aparência física ainda tenha tanta importância, como sugere Bainbridge. Masesse imperativo de beleza existe desde que a admiração pelo belo se transforma em desejo sexual. Essa longa herança não pode ser eliminada, escreveu, “só porque provoca uma sensação de desconforto”.

Fontes:
The Economist-Shape-shifting

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *