Início » Gráfico » O pior dos castigos
Pena de morte

O pior dos castigos

O número de execuções no mundo está aumentando

O pior dos castigos
Execuções ocorreram em 22 países no ano passado (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A pena de morte divide as opiniões nos EUA e foi praticamente extinta na Europa. Mas em todo o mundo o número de países que realizam execuções e o número de pessoas executadas está aumentando.

Execuções ocorreram em 22 países no ano passado, de acordo com a Anistia Internacional, um grupo de lobby de direitos humanos. Nos EUA ocorreram 29 execuções – mais do que o número de execuções oficialmente registrado no Iêmen, Sudão ou Somália. Países cujas forcas permaneceram desativadas durante anos executaram pessoas, especialmente a Indonésia (pela primeira vez em anos), Kuwait (primeira vez em 6 anos) e Nigéria (primeira vez em 7 anos).

A Anistia afirma ter informações de pelo menos 778 execuções ocorridas no ano passado, um aumento de 14% em relação a 2012, mas esses dados subestimam enormemente a extensão do uso da pena capital. Elas excluem a China, que não divulga dados oficiais, mas cujo total anual de execuções fica na casa dos milhares, estima-se.

A Anistia acredita que 23.392 pessoas vivem com condenações à pena de morte em todo o mundo por crimes que incluem traição, corrupção e adultério.

Fontes:
The Economist - Grave Punishment

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

6 Opiniões

  1. DEA disse:

    BEM AQUI PODERIA SER PRATICADO … SABE ,EU ADORARIA !!! NÃO PRECISA NEM DA JUSTIÇA !!! JUSTIÇA PRA QUE ??? MATOU MORREU , ESTUPROU MORREU ….COM CERTEZA DAVA CERTO !!!

  2. Herivelto Biondo disse:

    Pena de Morte Já.

  3. Isam disse:

    Enforcamento em praça pública, o que falta no Brasil. Esses corruptos que surrupiaram tantos bilhões, assassinaram indiretamente centenas de brasileiros por falta de atendimento médico, por falta de segurança, assassinados pelos bandidos e nas estradas que deveriam estar em condições de transitar com toda segurança, todos os dias morrem em acidentes, pois verbas para melhorar tudo isso foram parar nas contas dos políticos e seus corruptores. ACRESCENTAR PENA DE MORTE NA NOSSA CONSTITUIÇÃO E MUDAR ESSAS LEIS QUE SÓ PROTEGEM OS BANDIDOS.

  4. Luis Barati Silva disse:

    O sistema judicial brasileiro é reconhecidamente favorável aos ricos, se houver pena capital ela só será aplicada aos pobres. Aliás, como já vem ocorrendo nas vilas e favelas.

  5. André Luiz D. Queiroz disse:

    Luis Barati Silva,
    Parabéns pela lucidez do comentário.
    Toda vez que esse tema é trazido à baila há comentários exaltados favoráveis à pena de morte no Brasil. Compreendo a motivação dessas pessoas, mas não concordo, tanto por motivos de crenças pessoais quanto por aspectos ‘práticos’ : não é a dureza da pena que demove o pensamento criminoso de realizar o delito, mas sim a certeza da punição! Em um sistema judicial como o nosso, moroso e ineficiente, condenações à pena capital só serviriam para onerar mais o estados com processos que se estenderiam por décadas, mais o tempo despendido com recursos e apelações mil, até que as sentenças fossem cumpridas. E sempre haveria um risco enorme de inocentes serem executados, um erro judicial para o qual não há indenização…

  6. Sebastian Sulu Akamada disse:

    Se o numero de execuções aumenta no mundo, resta o consolo de saber que a população também aumenta.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *