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O REAL E O VIRTUAL

O que é tecnologia de realidade aumentada?

Gigantes como Google e Samsung apostam pesado nessa nova tecnologia, que promete misturar o mundo virtual ao real

O que é tecnologia de realidade aumentada?
A realidade aumentada está revolucionando a forma humana de interação (Foto: Flickr)

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A maioria das pessoas já ouviu falar em realidade virtual (RV). Os gigantes da tecnologia, como Google, Samsung e Sony apostam em seu sucesso na computação. Poucos, no entanto, sabem o que é realidade aumentada (RA). Mas os que conhecem essa nova tecnologia acham que terá um impacto ainda maior do que a RV. O que é essa tecnologia que permite misturar o mundo virtual ao real?

Em primeiro lugar, a palavra “realidade” tem dois significados diferentes dependendo do tipo de tecnologia a que se refere. A RV tem o objetivo de criar uma simulação computacional convincente do mundo para seus usuários explorarem. A RA, por sua vez, lida com a realidade “real” e usa o computador para acrescentar informações úteis ou interessantes ao mundo real. Não é uma ideia nova. O Head-Up Display (HUD), um dispositivo usado em aviões a jato na década de 1950, que mostrava informações sobre velocidade, direção, distância percorrida, entre outros dados, no painel da cabine do piloto, foi um precursor do conceito da realidade aumentada.

Hoje, os smartphones proporcionam aos usuários dispositivos muito mais modernos e sofisticados. O aplicativo de mensagem Snapchat tira fotos das pessoas com orelhas de coelhos, bonés de beisebol, bigodes incríveis e outras montagens super criativas. Os usuários do Google Translate usam os smartphones para traduzir a sinalização das ruas e os cardápios dos restaurantes na tela do aparelho. O Google Glass, um dispositivo semelhante a um par de óculos, projeta imagens em 2D acima do campo de visão do usuário com mapas, opções de música, previsão do tempo etc.

Mas os que acreditam nas aplicações da realidade aumentada têm projetos mais ambiciosos. O projeto mais recente consiste na fabricação de “óculos inteligentes” capazes de projetar imagens em 3D, que interagem com o mundo. Até o momento, a Microsoft foi a empresa que mais avançou no uso computacional da realidade aumentada. Os óculos HoloLens da Microsoft, chamado de “computador holográfico”, usa um conjunto de sensores para criar um modelo do mundo ao seu redor. Com esse dispositivo é possível projetar imagens tridimensionais de cadáveres em uma mesa de cozinha para estudo de alunos de anatomia.

Outras empresas também estão interessadas em desenvolver dispositivos baseados na realidade aumentada. A startup Magic Leap, com sede na Flórida, atraiu investimentos no valor de US$1,4 bilhão de empresas como Google e Alibaba, para desenvolver uma tecnologia semelhante à da Microsoft. O Facebook, que comprou a empresa Oculus VR, responsável pela criação do Oculus Rift, um dispositivo de realidade virtual para jogos eletrônicos, por US$2 bilhões em 2014, disse que sua meta é criar óculos que associam elementos virtuais ao ambiente real.

Fontes:
The Economist-What is augmented reality?

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