Início » Internacional » O rato que ruge
América Latina

O rato que ruge

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O presidente Hugo Chávez quer transformar a ALBA — Alternativa Boliviariana para as Américas — em um pacto de defesa mútua que protegeria seus membros de ataques provenientes dos EUA ou de seus aliados, como a Colômbia.

Nesta semana, Chávez disse que é preciso trabalhar sobre uma estratégia de defesa conjunta, porque seu inimigo é o mesmo: o "império norte-americano". Esta é uma tese que o presidente da Venezuela vem defendendo desde o ano 2000 junto aos seus vizinhos da América do Sul, que têm, em geral, educadamente o ignorado.

A ALBA foi criada há três anos. Além de Cuba e da Venezuela, seus outros três membros são Bolívia, Nicarágua e República Dominicana. A idéia de transformá-la em um pacto de defesa mútua é mais um capítulo da guerra de palavras entre Chávez e o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe.

Fontes:
Economist - Venezuela -- The mouse that roared

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

5 Opiniões

  1. Dorival Silva disse:

    Essa maluco está cada vez mais perto de provocar uma guerra. A qualquer momento inventa um pretexto para invadir a Colômbia. É só dizer que a Colômbia agrediu alguém e pronto. Faz lembrar Hitler, que usou esse tipo de tática.

  2. Markut disse:

    Todo o cuidado é pouco ,com esse bolivariano desvairado.
    É um lider perigoso, que utiliza todos os recursos, sobejamente conhecidos, ao longo da história da humanidade.
    Criar um inimigo externo para consolidar adesões aos seus desígnios , é fato histórico muito manjado.
    O que preocupa é o viés complacente da nossa diplomacia.Para os mais velhos ,é bom lembrar do desastre do acordo Chamberlain – Hitler, tentando dissuadir o ditador das suas ambições de conquistar o mundo.

  3. Nauriello A. Andrade disse:

    É um direito das Nações a auto-organização a auto-associação, bem como a auto-defesa. A ALBA é bem vinda, não obstante os críticos.

  4. Renato Cesar disse:

    As atitudes do Sr. Chaves mesmo que beirem ao ridiculo devem ser tratadas com cuidado,pois a história tem demosntardos que lideres deste perfil acabam por provocar tragédias (hitler, musoline, stalin, nero, caligula, etc) portanto mesmo agindo como um bufão, chaves pode levar a América latina a um conflito que ela não deseja, apenas para atender a MEGALOMANIA deste ditador. Portanto, devemos ter muito cuidado!!!

  5. Adilson Rocha disse:

    O que pretendem com isso? Uma potencia continental? O melhor é cuidar dos menos abastados.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *