Início » Vida » Ciência » O Telescópio Espacial Hubble é lançado ao espaço
Universo

O Telescópio Espacial Hubble é lançado ao espaço

Em 24 de abril de 1990, a NASA lançou um dos mais ambiciosos experimentos da história da astronomia: o Telescópio Espacial Hubble

O Telescópio Espacial Hubble é lançado ao espaço
O Telescópio Hubble completa 25 anos no espaço (Reprodução/Wikipedia)

Há 25 anos, no dia 24 de abril de 1990, a NASA lançou um dos mais ambiciosos experimentos da história da astronomia: o Telescópio Espacial Hubble. Projetado e construído nas décadas de 70 e 80, o telescópio recebeu o nome do astrônomo americano Edwin Powell Hubble, que foi o primeiro a provar que as até então chamadas nebulosas eram na verdade, em sua maioria, galáxias independentes. O astrônomo também foi o primeiro a notar que as galáxias estão se afastando.

No início da jornada do Telescópio Espacial Hubble, um minúsculo defeito no espelho principal afetou a qualidade das imagens capturadas e colocou em risco o sucesso das pesquisas. Uma missão especial com cinco astronautas foi enviada em 1993 para fazer os reparos.

Ao longo dos anos, o Hubble tem ajudado astrônomos a identificar com mais precisão a idade do universo e o local onde estrelas e planetas foram formados. Com o material revelado pelo Telescópio Hubble, cientistas também aprofundaram seus conhecimentos sobre a expansão do universo, sobre os buracos negros próximos às galáxias e sobre a energia escura.

Apesar de não ser o maior telescópio do mundo, o Hubble é o que consegue as melhores imagens e informações das galáxias e de outros corpos celestes, especialmente, os que estão fora do sistema solar.

Fontes:
InfoEscola-Telescópio Hubble
Hubble25th-Invisible Universe Revealed

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *