Início » Vida » Comportamento » Obama anuncia a maior investida dos EUA contra mudanças climáticas
Meio ambiente

Obama anuncia a maior investida dos EUA contra mudanças climáticas

Plano é uma evolução dos regulamentos esboçados em 2012 e 2014 pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA

Nesta segunda-feira, 3, o presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou o Plano de Energia Limpa, uma série de medidas desenvolvidas para reduzir as emissões de usinas termelétricas, substituindo o uso de combustíveis fósseis por fontes renováveis.

O plano é uma evolução dos regulamentos esboçados em 2012 e 2014 pela Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) do país. O novo regulamento pode resultar no fechamento de usinas de energia movidas a carvão, que ainda movimentam grande parte da economia americana.

Em um vídeo postado na madrugada do último domingo, 2, no perfil da Casa Branca no Facebook, Obama avaliou que o clima afeta a “economia, a segurança e a saúde”. “Todos os desastres estão se tornando mais frequentes, caros e perigosos. As mudanças climáticas não são um problema para outra geração. Não mais”, disse o presidente.

O plano exige que as usinas termelétricas reduzam em 32% suas emissões até 2030, em relação aos níveis medidos em 2005. No rascunho inicial, o índice era de 30%. Outra novidade é a imposição de que as usinas aumentem o uso de energias renováveis de 22% para 28%.

O plano é a maior investida da Casa Branca contra as mudanças climáticas. Em seu discurso no vídeo, Obama disse que se o mundo não agir logo será impossível reverter as mudanças climáticas e muitas populações não conseguirão se adaptar.

Fontes:
O Globo - EUA apresentam programa mais ambicioso de sua História contra as mudanças climáticas

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *