Início » Internacional » Obama anuncia plano que evita deportação de 5 milhões
Reforma migratória

Obama anuncia plano que evita deportação de 5 milhões

Anúncio gerou críticas por parte da oposição, que considera a proposta ilegal

Obama anuncia plano que evita deportação de 5 milhões
Obama durante pronunciamento na noite desta quinta-feira (Fonte: Reprodução/AP)

Em discurso na Casa Branca na noite desta quinta-feira, 20, o presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou seu aguardado plano de reforma migratória, que pode regularizar a situação de certa de 5 milhões de imigrantes.

De acordo com Obama, a reforma tornará o sistema “mais justo e equilibrado”. O presidente dos EUA não consultou o Congresso, gerando críticas por parte da oposição, que considera a proposta ilegal e ainda uma anistia para os imigrantes que descumpriram a lei.

Ainda segundo o presidente norte-americano, os EUA “sempre serão uma nação de imigrantes”. Obama ressaltou que a opção de deportar milhões de pessoas não é realista e que, por isso, decidiu assinar um pacote de medidas que permitirá às pessoas em situação ilegal “sair das sombras e ficar em dia com a lei”.

A reforma prevê, entre outras coisas, que imigrantes que vivem ilegalmente nos EUA há pelo menos cinco anos e que têm filhos nascidos ou residentes em solo norte-americano solicitem permissões de trabalho com duração de três anos. Desta forma, os imigrantes serão submetidos a controles de registro criminal e pagarão impostos às autoridades norte-americanas enquanto solicitam a residência permanente.

Obama destacou, entretanto, que o plano anunciado não é “um passe livre para a cidadania norte-americana”.

Adversários republicanos de Obama, que a partir de janeiro terão maioria no Legislativo, prometeram contra-atacar. O senador republicano Lindsey Graham disse que as medidas anunciadas nesta quinta-feira serão questionadas na Justiça.

A ampla reforma do sistema migratório dos EUA foi uma das principais promessas na campanha de Obama à reeleição, em 2012.

De acordo com o Pew Research Center, há atualmente cerca de 11 milhões de imigrantes em situação ilegal nos EUA. Deste total, quase metade é de origem mexicana.

Fontes:
G1 - Obama anuncia plano de imigração que protege 5 milhões da deportação

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *