Início » Economia » Obama cancela visita a países asiáticos para dedicar-se à crise orçamentária
EUA em 'shutdown'

Obama cancela visita a países asiáticos para dedicar-se à crise orçamentária

Presidente americano participará da cúpula da Apec na Indonésia, mas não visitará Malásia e Filipinas por conta da paralisia em seu governo

Obama cancela visita a países asiáticos para dedicar-se à crise orçamentária
Está é a terceira vez que Obama cancela viagens a Ásia por problemas domésticos (Reprodução/Internet)

O presidente dos EUA, Barack Obama, cancelou a viagem que faria a Malásia e Filipinas na próxima semana, em sua passagem pela Ásia, onde participará da cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC). O anúncio foi feito pela Casa Branca nesta quarta-feira, 2, através de um comunicado. O motivo do cancelamento são as negociações emperradas no Congresso sobre o orçamento do governo federal, o que impede, pela primeira vez em 17 anos, a aprovação do financiamento do governo.

Leia também:Estados Unidos em ‘shutdown’

“Devido ao ‘shutdown’ (paralisia) do governo, a viagem do presidente Obama a Malásia e Filipinas foi adiada. Logisticamente, não é possível ir adiante com essas viagens face ao ‘shutdown’ do governo”, anunciou a Casa Branca. Cerca de 800 mil servidores públicos estão em licença remunerada nos EUA por conta da paralisia no governo federal. Na terça-feira, 1º, agências federais, parques nacionais e programas do governo iniciaram o dia em paralisação.

A cúpula da Apec reúne líderes asiáticos em Bali para debater questões econômicas da região, onde Obama vem tentando aumentar a presença americana para contrabalancear a crescente influência da China. O presidente chinês Xi Jinping estará na cúpula para se aproximar de países sul-asiáticos.

O secretário de Estado John Kerry irá substituir Obama como chefe das delegações americanas que visitarão Filipinas e Malásia na semana que vem. Esta é a terceira vez que Obama encurta uma viagem à Ásia por causa de problemas domésticos. Em março de 2010, ele adiou uma visita a Indonésia e Austrália para permanecer nos EUA e pressionar pela passagem da reforma da saúde, Obamacare. Em junho deste ano, ele voltou a adiar a mesma viagem por causa do vazamento de petróleo da BP no Golfo do México.

 

Fontes:
The New York Times - President Obama Cancels Trip to Malaysia and Philippines
G1 - Com crise orçamentária, Obama cancela viagem a Malásia e Filipinas

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Regina Caldas disse:

    Obama não tem se sobressaído em sua política externa, e interna, embora a economia do país esteja aos poucos se recuperando, seu desgaste é grande devido ao OBAMACARE….Talvez se ele deixasse um pouco de lado seu plano de saúde, e aproveitasse ao máximo suas energias na recuperação econômica de seu pais, sua credibilidade voltaria a crescer..

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *