Início » Economia » Obama comuta sentenças de 46 condenados
Estados Unidos

Obama comuta sentenças de 46 condenados

Os presos por delitos não violentos envolvendo drogas receberam o benefício como parte da tentativa do governo americano de reformar o sistema criminal de justiça

Obama comuta sentenças de 46 condenados
A clemência de Obama para com estes criminosos acontece devido à tentativa do governo de reduzir os custos operacionais e a superlotação nas prisões federais (Foto: Wikimedia)

Nesta segunda-feira, 13, o presidente americano comutou sentenças de 46 condenados por delitos não violentos envolvendo drogas em prisões federais. Ou seja, ele substituiu penas mais graves por outras mais brandas como parte de sua tentativa de reformar o sistema criminal de justiça.

Esse foi o dia de mais comutações nos EUA, pelo menos desde o governo do presidente Lyndon Johnson. O atual presidente americano já comutou a sentença de 89 pessoas, ultrapassando o número de comutações realizadas pelos presidentes Reagan, George H. W. Bush, Clinton e George W. Bush juntos. Das 89 comutações, 76 foram por crimes envolvendo delitos não violentos com drogas, que se encaixaram nos critérios estabelecidos no ano passado pelo Departamento de Justiça.

A clemência de Obama para com estes criminosos acontece devido à tentativa do governo de reduzir os custos operacionais e a superlotação nas prisões federais, além de aliviar os presos que foram enviados para a prisão sob duras diretrizes condenatórias, postas em prática no final de 1980, quando o país passava por uma onda de crimes e violência associada ao crack.

 

 

Fontes:
The Washington Post-Obama commutes sentences of 46 non-violent drug offenders
Brasil Post-Presidente dos EUA, Barack Obama deve comutar a pena de condenados por delitos envolvendo drogas

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *