Início » Internacional » Obama garante apoio necessário para aprovar pacto nuclear
congresso americano

Obama garante apoio necessário para aprovar pacto nuclear

A senadora Barbara Mikulski anunciou seu apoio ao acordo nuclear entre EUA e Irã. Decisão garante a Obama os 34 votos necessários para aprovar o pacto no Congresso

A senadora Barbara Mikulski, do estado americano Maryland, anunciou nesta quarta-feira, 2, o seu apoio ao acordo nuclear do governo Barack Obama com o Irã. A decisão garantiu a Obama os votos necessários para assegurar que o acordo sobreviverá a um veto do Congresso. 

“É incerto se União Europeia, Rússia, China, Índia e outros países continuariam com as sanções se o Congresso rejeitar o acordo. Na melhor das hipóteses, as sanções seriam vulneráveis, ou limitadas a sanções unilaterais pelos Estados Unidos”, disse Bárbara ao anunciar sua decisão. 

A decisão veio um dia depois que os senadores Chris Coons, de Delaware, e Bob Casey, da Pensilvânia, também anunciaram o apoio ao acordo. Ao todo, são 34 senadores apoiando o acordo nuclear.

Apesar da contínua discórdia no Congresso dos EUA, havia sempre o reconhecimento, inclusive entre oponentes, de que outras nações – Inglaterra, China, França, Alemanha e Rússia, e especialmente o Irã – não estariam dispostos a renegociar o acordo, mesmo que ele fosse rejeitado formalmente pelos parlamentares americanos.

Na maioria dos casos, apoio para os acordos não tem sido dado facilmente, à medida que os legisladores confrontam uma das políticas mais sagradas dos tempos modernos, com a segurança de Israel e a estabilidade do Oriente Médio potencialmente em jogo.

Fontes:
The New York Times - Obama Clinches Vote to Secure Iran Nuclear Deal

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *