Prezados leitores,
o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez duras críticas ao nacionalismo dos presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin.
Para Obama, a consolidação do poder de Jinping aumentou a preocupação dos vizinhos asiáticos quanto aos direitos humanos. “Xi conseguiu consolidar seu poder mais rapidamente que qualquer outro líder chinês desde Deng Xiaoping, e todos estão impressionados com a influência que ele conseguiu na China em apenas dois anos. Isto traz perigos em questões como os direitos humanos ou a perseguição a dissidentes. Ele se apoia em um nacionalismo que preocupa as nações vizinhas”.
O presidente americano disse que os EUA querem manter uma relação construtiva com a China, mas que há problemas, como a pirataria cibernética, que devem ser resolvidos. “É inegável que a China pratica pirataria e isso é um problema. Vamos pressioná-los intensamente nesta questão”.
Putin e sua política “voltada ao passado”
Obama também fez críticas ao presidente russo Vladimir Putin, acusado pelo líder americano de ter uma política nacionalista “voltada ao passado”. Segundo Obama, o presidente russo foi surpreendido pela crise com a Ucrânia e lidou com o problema de forma improvisada. “Ele improvisou e tomou uma posição nacionalista voltada para o passado, que assusta seus vizinhos e faz mal para a economia”.
O presidente americano demonstrou pessimismo em relação à crise iniciada com a anexação da Crimeia. “Se me perguntam se eu estou otimista em relação a uma mudança na posição de Putin, acho que isso não acontecerá enquanto o que acontece em nível econômico não tenha um impacto político na Rússia. Esta é a principal razão pela qual mantivemos a pressão”.
Nesta quinta-feira, 4, em um discurso no Parlamento russo, Putin disse que “a Rússia não vai ser desmantelada, como a Iugoslávia”. “Alguns gostariam de ver a Rússia desmantelada, mas Moscou não permitirá que isso aconteça”.
Fontes:
Valor-Obama critica nacionalismo de líderes da China e da Rússia
INTITULADO “SOCIALISMO DE MERCADO” O MODELO ECONÔMICO CHINÊS, SOB A TUTELA DO PARTIDO COMUNISTA, PRODUZIU E PRODUZ SUAS LIDERANÇAS, TAL COMO XI JINPING E ISSO INCOMODA O TODO-PODEROSO EUA. MAS, SE NO PASSADO, O ANTAGONISMO SOVIÉTICO, POR MEIO DO “SOCIALISMO CIENTÍFICO” NÃO FEZ FRENTE AO CAPITALISMO OCIDENTAL, TALVEZ OS CHINESES O FAÇAM NOS DIAS DE HOJE COM O “SOCIALISMO DE MERCADO” E É EXATAMENTE ISSO QUE CAUSA TEMOR NOS EUA. NESSE CONTEXTO A RÚSSIA, SOB A LIDERANÇA DE VLADMIR PUTIN, TEM ESTREITANDO CADA VEZ MAIS LAÇOS POLÍTICOS E ECONÔMICOS COM A CHINA, ANTEVENDO A CRISE QUE ASSOLA A EUROPA E OS ESTADOS UNIDOS.