Início » Internacional » Obama declara Venezuela ameaça à segurança dos EUA e anuncia sanções
Briga diplomática

Obama declara Venezuela ameaça à segurança dos EUA e anuncia sanções

Medida foi tomada por Barack Obama por conta das violações aos direitos humanos do governo de Nicolás Maduro

Obama declara Venezuela ameaça à segurança dos EUA e anuncia sanções
Governo de Nicolás Maduro é alvo de sanções americanas (Reprodução/Reuters)

O presidente Barack Obama declarou nesta segunda-feira, 9, que a situação da Venezuela é uma ameaça à segurança dos Estados Unidos e anunciou sanções a sete pessoas ligadas ao governo de Nicolás Maduro. Entre os alvos das sanções estão Gustavo Lopez, chefe da inteligência venezuelana, e Miguel Alcides Vivas Landino, inspetor-geral das Forças Armadas do país.

“Funcionários do governo venezuelano no presente e no passado que violam os direitos humanos de cidadãos venezuelanos e se engajam em atos de corrupção pública não serão bem-vindos. E nós agora temos ferramentas para bloquear seus bens e o uso deles nos sistemas financeiros americanos”, disse Josh Earnest, porta-voz da Casa Branca.

Com as sanções, os sete parlamentares não poderão mais entrar nos EUA e terão os bens que mantém no país bloqueados. O secretário do Tesouro americano, Jacob Lew, informou que as sanções são direcionadas apenas a parlamentares venezuelanos que estiveram envolvidos em violações dos direitos humanos, como detenções arbitrárias de manifestante e opositores.

Além de López e Alcides, foram alvos das sanções Antonio José Benavides Torres (comandante de Defesa da Forças Armadas, acusado de repressão e detenções arbitrárias); Justo José Noguera Pietri (ex-comandante-geral da Guarda Nacional Bolivariana acusado de excessos da guarda); Katherine Nayarith Haringhton Padron (promotora do Ministério Público acusada de incriminar sem provas); Manuel Eduardo Pérez Urdaneta (diretor da Polícia Nacional Bolivariana acusado de abuso de poder); Manuel Gregorio Bernal Martínez (chefe da 31ª Brigada do Exército Bolivariano acusado de cooperar com agentes que mataram duas pessoas).

Fontes:
O Globo-Casa Branca declara situação na Venezuela ameaça à segurança dos EUA e aplica sanções

1 Opinião

  1. Jorge Armani disse:

    Os americanos deviam pegar esses malucos e levar para Guantanamo. A Venezuela quer liderar a bolivarização da américa, mas não fabrica nem papel-higiênico. Não conseguem limpar a . . . sem ajuda externa.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *